Brasileiros gastam até R$ 250 por mês com jogos digitais, aponta pesquisa

Envato

Entre os entrevistados 15% assumiram fazer aquisições todos os meses, um claro sinal da constância desse produto no orçamento - Envato
Entre os entrevistados 15% assumiram fazer aquisições todos os meses, um claro sinal da constância desse produto no orçamento
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 26/08/2025, às 17h45

São Paulo, 26/08/2025 - Entre os brasileiros adeptos dos jogos online, pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Gamers Club, hub de jogos competitivos,  revela que 77% assumem ter uma despesa de até R$ 250 mensais com a compra de jogos digitais. Outros 36% costumam adquirir pacotes de expansão, complementos de itens e funcionalidades adicionais.
De acordo com o levantamento que investigou o comportamento de compra dos gamers, 43% dos entrevistados revelaram ter o costume de jogar eSports (jogos digitais), a partir do console, computadores ou notebooks.

Moedas virtuais em alta

Cerca de 87% afirmaram tendência para adquirir novos itens ou atualizações utilizando moedas virtuais conquistadas dentro dos próprios jogos. E mais, 71% dos jogadores mostraram disposição em considerar gastar dinheiro real para comprar essas moedas, caso o jogo ofereça essa possibilidade.
Outros 51% disseram já ter comprado games ou acessórios para presentear alguém próximo e 64% jogam online de 1 a 3 horas por dia. 
Leia também: Do Atari ao Telejogo: 8 videogames antigos que revolucionaram o mundo dos jogos
Somado a isso, entre os entrevistados 15% afirmaram fazer aquisições todos os meses, um claro sinal da constância desse produto no orçamento de muitos brasileiros. Outra constatação da pesquisa foi que 24% dos gamers disseram assinar algum serviço de acesso a bibliotecas de jogos online. 
Realizada entre 25 e 31 de julho, a pesquisa contou com 1.111 pessoas realizadas pela Serasa e 3.474 entrevistas realizadas pela Gamers Club.

Cautela no consumo

“Em um cenário em que os jogos são uma válvula de escape para muitos consumidores, é preciso estar atento às compras impulsivas durante os momentos de diversão”, aconselha Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.
Embora para muitos essa atividade seja considerada muito solitária, o levantamento revela que 31% dos entrevistados já participaram de eventos relacionados a games, e 80% dizem frequentar esse tipo de evento pelo menos uma vez ao ano.
Palavras-chave Gamers Serasa compras pesquisa

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias