Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 24/11/2025 - Brasileiros têm até o fim de novembro para aproveitar o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, organizado pelos bancos e parceiros institucionais. A chance de colocar as contas em dia de forma facilitada acaba no dia 30.
O mutirão bancário permite acordos com instituições financeiras por meio dos canais digitais dos bancos, da plataforma Consumidor.Gov, disponível para quem possui conta prata ou ouro e também nos Procons participantes, que atendem presencialmente até 28 de novembro.
As negociações abrangem dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades sem bens dados em garantia.
Leia também: MP libera R$ 12 bi em crédito extra para renegociação de dívidas rurais
As instituições participantes podem oferecer parcelamentos facilitados, redução de taxas ou descontos de acordo com suas políticas de crédito. A lista de bancos e órgãos envolvidos está disponível no portal Meu Bolso em Dia da Febraban.
A iniciativa é realizada em parceria com o Banco Central, a Senacon e a ProconsBrasil, envolvendo mais de 160 instituições financeiras. O mutirão já integra o calendário anual do setor e acontece normalmente em março e novembro.
Leia também: EUA: proposta do Senado eleva teto da dívida do país em US$ 5 trilhões
Na edição anterior, em março de 2025, mais de 1,4 milhão de contratos foram renegociados, o que ajudou famílias a reorganizar seus orçamentos e diminuir o risco de inadimplência prolongada.
Paralelamente, o Serasa oferece até 29 de novembro um atendimento voltado tanto para consumidores quanto para empresas. O Feirão Limpa Nome ocorre das 9h às 18h no Vale do Anhangabaú, com mais de 900 empresas parceiras e condições que incluem descontos de até 99% e parcelamentos a partir de 9,90.
Neste ano, pequenas empresas também podem renegociar débitos diretamente no evento.
Leia também: Dívidas podem ser herdadas? Entenda como funciona e como proteger sua família
As dívidas não bancárias também podem ser tratadas nos canais digitais do Serasa. Contas com concessionárias, varejo, telecomunicações e outras empresas podem ser negociadas através do site da plataforma e do aplicativo disponível para Android e iOS.
Há ainda a opção de atendimento nas agências dos Correios, onde o consumidor pode solicitar o serviço Serasa Limpa Nome apresentando CPF e documento com foto.
Leia também: Feirão Limpa Nome do Serasa tem descontos de até 99% e vai até 30/11
As duas iniciativas oferecem alternativas para quem precisa regularizar contas atrasadas, acessar condições diferenciadas e colocar a vida financeira em dia.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Interior de São Paulo