Saiba o que são e como usar as caixinhas de poupança dos bancos
Freepik
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/12/2025 - Cada vez mais as pessoas buscam por ferramentas de controle financeiro. E com isso, as caixinhas dos bancos vêm ganhando visibilidade entre os clientes de contas digitais.
Leia também: 55% dos brasileiros não saberiam administrar um prêmio milionário; entenda por que
O que são as caixinhas financeiras?
As caixinhas financeiras são oferecidas por plataformas bancárias e aplicativos de finanças, permitindo que você separe e organize seu dinheiro em diferentes "caixas" ou "subcontas" para objetivos específicos.
Diferentemente de uma conta-poupança ou de um investimento de longo prazo, as caixinhas são uma maneira funcional de visualizar e controlar seus recursos para objetivos de curto e médio prazo.
Leia também: Busca por relação mais saudável com dinheiro exige quebra de tabus
Como posso criar uma caixinha?
A primeira etapa é acessar a conta digital do seu banco. Você pode criar várias caixinhas de acordo com seus objetivos. Cada uma delas pode receber um nome, cor, valor, simplificando a visualização do quanto você já economizou.
Você pode definir as caixinhas com "emergências", "viagem", "casa", "carro". Esse sistema ajuda a manter o foco em cada finalidade, sem misturar os valores reservados.
Transferências e depósitos
Para administrar as caixinhas, você pode fazer depósitos e transferir fundos entre elas de forma fácil. Ao visualizar o saldo de cada caixinha, fica mais fácil entender quanto você já acumulou e quanto falta para alcançar cada objetivo.
Leia também: Educação financeira: como iniciar os pequenos no mundo do dinheiro
As caixinhas financeiras oferecem vantagens como a organização financeira, conseguindo visualizar claramente quanto possui em cada uma delas, separar valores específicos, estimulando a poupança e o hábito de economizar e caso os seus objetivos mudem, você pode ajustar o valor
Segurança
As plataformas que oferecem caixinhas financeiras adotam critérios rigorosos de segurança para proteger as informações e os fundos dos clientes. Geralmente os bancos oferecem ferramentas de proteção de dados para garantir a privacidade e a integridade de seus recursos.
Leia também: 7 filmes sobre negócios e dinheiro para quem quer pensar como um empreendedor
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
