Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Endividado, brasileiro tem menos orçamento para adereços e fantasias em 2026

Envato

Vendas de confete, carro-chefe da temporada, não são fortes como antigamente, destaca lojista - Envato
Vendas de confete, carro-chefe da temporada, não são fortes como antigamente, destaca lojista
Por Fabiana Holtz

13/02/2026 | 08h00

São Paulo, 13/02/2026 - Os lojistas que trabalham com adereços de Carnaval e produtos para confecção de fantasias estão encarando um cenário econômico mais difícil esse ano apesar do maior fluxo esperado de turistas, com o comércio digital ganhando força. Uma das principais datas para os segmentos de Turismo e Serviços do Brasil, o Carnaval deve registrar faturamento recorde de R$ 14,48 bilhões em 2026, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com destaque para um esperado aquecimento do turismo internacional.

João Batista, gerente da Lojas Matsumoto, comércio localizado na 25 de março, centro de São Paulo, que vende itens de papelaria, produtos e adereços para festas em geral (como Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Halloween e Natal), considera que esse ano deve registrar vendas estáveis em relação ao ano passado no segmento de produtos relacionados à folia. 

Leia também: Carnaval 2026 deve movimentar até R$ 14,5 bi em todo o País, estima CNC

Tenho observado uma queda leve e gradual nas vendas de alguns itens relacionados ao Carnaval ano a ano. Confete, por exemplo, que é nosso carro-chefe, não está mais vendendo como antigamente. Diria que 2025 e 2026 foram decepcionantes."

Para Batista, um dos fatores que explica essa estabilidade nas vendas seria reflexo da queda do poder de compra do brasileiro ao longo dos anos. O crescente endividamento das famílias é prova disso. A proporção de famílias com dívidas subiu de 78,9% em dezembro para 79,5% em janeiro, retornando assim ao pico histórico alcançado em outubro de 2025.

O avanço do e-commerce também é mencionado pelo gerente. "A rapidez e facilidade do comércio eletrônico (Shopee e Mercado Livre) seguem tirando uma boa fatia desse mercado."

Leia também: Pouco conhecido, seguro para bolsa pode salvar seu Carnaval

Um terceiro fator lembrado pelos logistas em geral é o maior volume de despesas previstas para o início do ano, como IPVA, IPTU, matrículas e compra de material escolar. "As vendas de material escolar foram mais fortes que as do Carnaval neste ano", revela Batista.

Na Matsumoto os itens mais vendidos no Carnaval 2026 são acessórios como máscara, tiara, saia de túle, colar havaiano, potinhos de glitter e outros pequenos adereços.

Novidades que impulsionam o faturamento 

Bem mais otimista, Kaled Cury, gerente da Carnival Pedrarias e Fantasias, prevê um aumento de 15% a 20% no faturamento em 2026 em relação ao ano passado. "O crescimento se deve aos lançamentos. Neste ano apostamos mais em modelos diferentes para a confecção de enfeites de cabeça, franjas para confecção de fantasias, além de acessórios e pedrarias em geral".

Para garantir as vendas Cury conta que sempre faz uma pesquisa com os carnavalescos e nos ensaios das escolas de samba para ficar por dentro das novidades.

A empresa, que é familiar e está há 70 anos no mercado, tem como principal segmento de atuação a venda de produtos para confecção de fantasias. "Meu tio, de 93 anos, segue à frente dos negócios até hoje", conta Cury.

Leia também: Pouco conhecido, seguro para bolsa pode salvar seu Carnaval

"Atendemos muito público que vai em bloco de Carnaval e vem aqui buscar enfeites para a cabeça e costumiza a fantasia e escolas de samba em geral." Em 2026, segundo o gerente da Carnival, a procura por arranjos de cabeça e franjas impulsionou as vendas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias