Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Lula pede apuração de falhas no abastecimento de energia elétrica em SP

Foto: reprodução Enel Brasil

Despacho também pede que seja feito relatório circunstanciado sobre as providências adotadas pela Enel SP a partir da primeira interrupção relevante - Foto: reprodução Enel Brasil
Despacho também pede que seja feito relatório circunstanciado sobre as providências adotadas pela Enel SP a partir da primeira interrupção relevante
Por Broadcast

12/01/2026 | 10h26

São Paulo, 12/01/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo apure as falhas na prestação de serviço de distribuição de energia elétrica pela Enel SP na região metropolitana de São Paulo.

Em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), Lula determina que o Ministério de Minas e Energia, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) promovam junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) "as medidas cabíveis e necessárias à plena garantia da prestação adequada, contínua e eficiente do serviço público de distribuição de energia elétrica à população".

Leia também: TCU pode impedir prorrogação de concessão da Enel em SP, alerta ministro

O despacho também pede que a AGU elabore relatório circunstanciado sobre as providências adotadas pela Enel SP a partir da primeira interrupção relevante e que, para tanto, "utilize todas as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias inclusive com requisição de informações junto à Aneel".

Já a CGU deverá identificar eventual responsabilidade dos entes federativos envolvidos e da própria Aneel, além das razões da "ausência de atuação tempestiva dos órgãos competentes, tendo em vista os reiterados pedidos do Ministério de Minas e Energia para instauração de processo administrativo para apuração das falhas recorrentes na prestação do serviço público de distribuição de energia".

Leia também: Enel diz que não foi comunicada sobre processo de rompimento da concessão

(Por Eduardo Rodrigues). 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias