Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mais da metade das compras online já são direcionadas pelas redes sociais

Envato

Instagram é a plataforma preferida dos brasileiros, é fonte de 75% das pesquisas e 55% das compras, segundo a pesquisa - Envato
Instagram é a plataforma preferida dos brasileiros, é fonte de 75% das pesquisas e 55% das compras, segundo a pesquisa
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 06/11/2025, às 17h01 - Atualizado às 17h31

São Paulo, 06/11/2025 - A presença das redes sociais na vida dos consumidores brasileiros tem balizado cada vez mais suas decisões de compra. Prova disso é que 58% dos brasileiros afirmam pesquisar produtos nessas plataformas para consumo e 71% já compraram após ver anúncios. Os números são da pesquisa e-Commerce Trends 2026, da Octadesk em parceria com a Opinion Box.
Fonte de 75% das pesquisas e 55% das compras, o Instagram é a plataforma preferida dos brasileiros. Na sequência estão YouTube e TikTok. Somado a isso, 42% dos consumidores disseram já ter comprado por indicação. Esse comportamento é mais presente entre jovens e mulheres, segundo o levantamento divulgado hoje. 
Leia também: Consumidor aproveita Black Friday para antecipar presente de Natal, diz Meli

Planos para a Black friday

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra da LWSA, 4 em cada 10 consumidores pretendem buscar promoções e recomendações da Black Friday diretamente nas redes sociais, com destaque para TikTok e Instagram. O estudo mostra ainda que 10,1% dos brasileiros já realizaram compras via TikTok Shop. 
O TikTok Shop movimentou US$ 33,2 bilhões em vendas globais em 2024. O resultado representa quase o triplo do registrado no ano anterior, de acordo com balanço da própria companhia. 
Leia também: Black Friday 2025: veja como usar cupons de desconto da Shopee e do Mercado Livre
Para o levantamento foram ouvidos mais de 2.000 consumidores, com idade acima de 18 anos, sendo de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias. Todos os entrevistados realizaram pelo menos uma compra nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias