São Paulo, 06/11/2025 - A presença das redes sociais na vida dos consumidores brasileiros tem balizado cada vez mais suas
decisões de compra. Prova disso é que 58% dos brasileiros afirmam pesquisar produtos nessas plataformas para consumo e 71% já compraram após ver anúncios. Os números são da pesquisa
e-Commerce Trends 2026, da Octadesk em parceria com a Opinion Box.
Fonte de 75% das pesquisas e 55% das compras, o Instagram é a plataforma preferida dos brasileiros. Na sequência estão YouTube e TikTok. Somado a isso, 42% dos consumidores disseram já ter comprado por indicação. Esse comportamento é mais presente entre jovens e mulheres, segundo o levantamento divulgado hoje.
Planos para a Black friday
O TikTok Shop movimentou US$ 33,2 bilhões em vendas globais em 2024. O resultado representa quase o triplo do registrado no ano anterior, de acordo com balanço da própria companhia.
Para o levantamento foram ouvidos mais de 2.000 consumidores, com idade acima de 18 anos, sendo de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias. Todos os entrevistados realizaram pelo menos uma compra nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.