Piloto Gabriel Bortoleto recoloca Brasil na zona de pontos da Fórmula 1

Divulgação

O piloto Gabriel Bortoleto, da Sauber, arregimenta patrocinadores para a Fórmula 1 - Divulgação
O piloto Gabriel Bortoleto, da Sauber, arregimenta patrocinadores para a Fórmula 1

Por Alexandre Rocha e Eliane Sobral, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 22/07/2025, às 15h03

São Paulo, 22/07/2025 - As empresas brasileiras que patrocinam o piloto Gabriel Bortoleto e a equipe Sauber na Fórmula 1 avaliam que o investimento já rendeu mais frutos que o previsto, afinal os resultados nos últimos grandes prêmios superaram as expectativas.

Após um início relativamente promissor da temporada na Austrália, com um sexto lugar de Nico Hülkenberg, a equipe amargou sete corridas sem marcar pontos, mas isso começou a mudar em junho. Bortoleto conseguiu seus primeiros pontos com um oitavo lugar no Grande Prêmio da Áustria e, no final de semana seguinte, na Inglaterra, Hülkenberg chegou em terceiro, subindo pela primeira vez ao pódio em sua longa carreira, iniciada em 2010.

"A imagem do [piloto espanhol Fernando] Alonso abraçando o Bortoleto [após o Grande Prêmio da Áustria], mostrando a marca Porto no capacete [do brasileiro], rodou o mundo", comentou Oliver Haider, superintendente de Marketing da Porto. Na ocasião, Bortoleto foi escolhido Piloto do Dia em votação no site da F1.

"Sem dúvida que está superando as expectativas. O pódio do Hülkenberg causou uma comoção no mundo da F1", disse Cíntia Hachiya, diretora de Marketing do PicPay. Segundo ela, com os desempenhos de Bortoleto e Hülkenberg na Áustria e na Inglaterra, houve picos de buscas pela marca na internet. Um dos objetivos da empresa com o patrocínio é captar clientes.

"Estamos muito contentes, mas mesmo antes dos pontos, as pessoas já estavam torcendo pelo Bortoleto", acrescentou o vice-presidente de Chocolates da Nestlé do Brasil, Patrício Torres. "Temos plena confiança nele", declarou.

Nestlé e Porto têm compromissos mais longos com Bortoleto e a F1. O contrato da empresa alimentícia com o piloto tem duração de três anos, e com a F1, vai até 2028. Na mesma linha, o patrocínio da Porto a Bortoleto tem duração de três anos, e com o GP de São Paulo, vai pelo menos até 2027.

Já o PicPay fechou com a equipe Sauber para esta temporada e irá avaliar seus passos futuros mais para frente. "Ainda tem chão pela frente até o fim da temporada, mas estamos bastante felizes", comentou Hachiya.

Troca de emissora

O processo de renovação da Fórmula 1 teve início em 2017, quando os direitos da categoria foram comprados pela empresa norte-americana Liberty Media, que apostou na conquista de novos nichos de público e do mercado dos Estados Unidos. Hoje o país é o único a receber três corridas.

Uma das principais cartadas foi o lançamento da séria Drive to Survive, da Netflix, atualmente na 7ª temporada, que mostra os bastidores da F1, e transformou dirigentes e pilotos em celebridades para o grande público. A empresa norte-americana aumentou significativamente a presença do esporte nas redes sociais, lançou o aplicativo de streaming F1 TV, ampliou o número anual de corridas para 24 e no final do mês passado foi lançado F1, O Filme, estralado por Brad Pitt.

Neste cenário, a Globo vai voltar a ser a emissora oficial da Fórmula 1 no Brasil, após cinco temporadas de transmissões na Bandeirantes. "Ser novamente a casa da modalidade no país é uma grande responsabilidade, principalmente pelas transformações no mercado de mídia e publicidade nos últimos anos", disse Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo, em nota.

A F1 conta 71 milhões de fãs no Brasil, mas as transmissões ao vivo das corridas têm um publico menor. Na TV aberta, segundo fontes, a audiência dos GPs na Grande São Paulo ficou em 2,8 pontos, em média, até agora este ano, com a maior média, de 3,7, no Grande Prêmio da Áustria, em 29 de junho, quando Bortoleto conquistou seus primeiros pontos. Cada ponto de audiência na região representa 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos.

Em mais da metade das 12 corridas de 2025 até agora, a Bandeirantes ocupou a vice-liderança em audiência na Grande São Paulo no horário, segundo fontes. O pico atingido na região durante uma transmissão foi de cinco pontos, o que dá quase 1 milhão de pessoas.

Os números são considerados positivos para a Band, pois superam a média da emissora, mas com a volta da Globo, a expectativa é que a audiência suba, pois a emissora é líder. Da mesma forma, os preços dos anúncios na TV devem subir. Segundo fontes, um patrocínio master nas transmissões da F1 hoje na Band variam de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões. Na Globo, o valor das cotas deve subir bastante.

Sobre a mudança de emissora, a Nestlé, que anuncia nas transmissões da Band, informou que "ainda não há definições sobre o planejamento para o próximo ano, mas todas as oportunidades serão avaliadas no momento oportuno". PicPay e Porto disserem que, no caso delas, nada muda.

Outras empresas que anunciam durante as corridas são McDonald's, Santander, Claro, Heineken, Peugeot, Amazon e a brasileira Ambipar. A Ambipar também patrocina a equipe Ferrari.

"O retorno da Fórmula 1 à Globo é motivo de grande celebração e estamos preparando novidades para nossos parceiros comerciais - muitos deles já interessados em fazer parte dessa história", declarou Feres. "Vamos oferecer uma experiência totalmente nova para os fãs do esporte e para as marcas que embarcarem com a Globo nessa jornada", acrescentou. A emissora não divulgou informações sobre valor o valor de cotas de patrocínio.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias