Guerra: Ucrânia e Portugal firmam parceria para produção de drones marítimos
RS/Fotos Públicas
Por Ludmylla Rocha, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/12/2025 - O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou há pouco que ele e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, emitiram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de parceria para a produção de drones marítimos. O acordo foi firmado na primeira visita de Montenegro ao território ucraniano.
“Esta é uma das áreas mais promissoras de nossos esforços de defesa no momento. É importante entregar resultados. E em todas as partes da nossa Europa, deve haver força suficiente para enfrentar quaisquer ameaças, e drones modernos são uma ferramenta real de defesa”, publicou Zelensky sobre a iniciativa na rede social X.
Leia também: Zelensky liga paz a poderio militar em discurso e deve se encontrar com Lula hoje
O mandatário da Ucrânia também agradeceu a contribuição portuguesa à Lista de Requisitos Prioritários para a Ucrânia (PURL, na sigla em inglês). Ele citou ainda que Portugal apoiou a decisão conjunta da Europa de fornecer uma ajuda de 90 bilhões de euros para a Ucrânia, além de ações para a reestruturação de escolas em Chernihiv e Cherkasy.
Em vídeo publicado na mesma rede social, o primeiro-ministro português disse haver espaço para melhorar sua relação e cooperação com a Ucrânia.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
