Presidente do Banco Central Europeu afirma que IA não é moda passageira
Felix Schmitt / BCE
Por Isabella Pugliese Vellani, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 14/10/2025 - A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a inteligência artificial (IA) não é uma "moda passageira" e defendeu a necessidade de antecipar que a tecnologia será transformadora, em entrevista para a CNBC, nesta terça-feira. Ela, entretanto, ponderou que pode haver "algum sobrepreço" no setor.
Lagarde defendeu a importância do diálogo entre os dirigentes do BCE e ressaltou que todos os países da zona do euro são interdependentes. "Possivelmente outra pandemia, mudanças climáticas, crise financeira... tudo isso são ameaças comuns que podemos precisar enfrentar juntos", disse, ao mencionar que espera que as questões da política francesa sejam resolvidas "ao longo do dia".
Leia também: Mercado financeiro acredita que IA deve substituir atividades repetitivas, mostra pesquisa
Sobre a alta do ouro, a presidente do BC da zona do euro afirmou que o preço do metal dourado é impulsionado pelo ambiente de incerteza e pela "ansiedade" no sistema financeiro.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
