30ª festa do morango em Monte Alegre do Sul reúne sabores e atrações gratuitas

Foto: Envato Elements

O evento é um dos mais tradicionais do Circuito das Águas Paulista - Foto: Envato Elements
O evento é um dos mais tradicionais do Circuito das Águas Paulista

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 23/08/2025, às 08h00

São Paulo, 23/08/2025 - Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo, já está em clima de festa para receber a 30ª edição da Festa do Morango, que acontece de 15 a 31 de agosto no centro histórico da cidade, sempre com entrada gratuita. 

O evento é um dos mais tradicionais do Circuito das Águas Paulista e atrai milhares de visitantes em busca de gastronomia, cultura e lazer para toda a família.

Leia também: 7 festas do morango pelo país para aproveitar a época da fruta

Informações importantes

  • Quando: 22 a 24 e de 29 a 31 de agosto, e de 5 a 7 de setembro de 2025
  • Qual horário? Aberta o dia todo
  • Onde: Centro histórico da cidade – Monte Alegre do Sul (SP)
  • Ingresso: entrada gratuita

Para mais informações, confira o site oficial da Prefeitura de Monte Alegre do Sul.

Uma história ligada ao morango

Criada em 1994, a festa nasceu com o objetivo de valorizar a identidade local e destacar a importância histórica de Monte Alegre do Sul para o cultivo da fruta. 

Foi na cidade, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, ligada ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que aconteceram os primeiros plantios de morango no estado, ainda na década de 1940. 

Desde então, diversas variedades foram desenvolvidas na região, que também já se destacou como uma das maiores produtoras de mudas do país.

Leia também: Nem na geladeira, nem na fruteira: veja o local certo para guardar os morangos

Sabores que encantam os visitantes

Quem visitar a Festa do Morango encontrará muito mais do que a fruta in natura. Entre as opções, estão tortas, pavês, compotas, geleias, licores, aguardente e diversas receitas preparadas especialmente para o evento. 

As doceiras locais são responsáveis por transformar variedades como Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque e Camino Real em verdadeiras experiências gastronômicas.

Leia também: Febre do morango do amor faz transporte da fruta disparar no Brasil

Artesanato, flores e produtos locais

Além da culinária, a festa também é uma vitrine para o artesanato e a produção regional. Os visitantes podem adquirir peças em crochê, tricô, tapeçaria, pintura em tecido e tela, porcelanas e artesanato em madeira. 

Flores e produtos orgânicos também fazem parte da programação, fortalecendo a proposta de valorizar o trabalho dos produtores locais.

Leia também: Morango do Amor: como o sucesso do doce se tornou oportunidade para pequenos negócios

Turismo no Circuito das Águas

Reconhecida pela hospitalidade e pelo turismo, Monte Alegre do Sul recebe anualmente cerca de 1 milhão de visitantes. 

Durante a Festa do Morango, a cidade se transforma em um ponto de encontro para quem busca boa comida, cultura regional e lazer em um ambiente acolhedor.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias