Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

MEC anuncia 5 mil novas vagas em universidades e institutos federais

José Cruz/Agência Brasil

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, iniciativa busca aproximar a formação acadêmica das demandas do mercado - José Cruz/Agência Brasil
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, iniciativa busca aproximar a formação acadêmica das demandas do mercado

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/10/2025, às 18h13

São Paulo, 13/10/2025 -- O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de 5 mil novas vagas em universidades e institutos federais de todo o País. As oportunidades serão destinadas a cursos de graduação nas áreas de biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial e já estarão disponíveis no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Segundo o ministro, a iniciativa integra o conceito de “Universidade Inovadora”, que busca aproximar a formação acadêmica das demandas do mercado de trabalho e das transformações tecnológicas em curso.

Leia também: Cursinhos populares: MEC oferece bolsas para ampliar acesso a universidades

Ainda segundo Santana, cada universidade e cada instituto federal está definindo quais serão os novos cursos e o MEC já está autorizando vagas de novos professores para a abertura desses cursos. “Com o resultado da nota do Enem, a gente já quer ofertar essas vagas para que os estudantes possam escolher esses novos cursos que serão iniciados a partir do ano que vem”, completou

Leia também: MEC aprova vagas para curso de medicina e cria Programa Bolsa Permanência

Educação e inovação 

Além da criação das vagas, o MEC anunciou novas medidas voltadas ao incentivo da inovação nas instituições federais. 

Uma delas é o lançamento do Programa Acelera NIT Brasil, que vai fortalecer os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades, estimulando o empreendedorismo, a sustentabilidade e a pesquisa aplicada.

O MEC também comunicou a criação de um grupo de trabalho formado por reitores, que terá a missão de revisar as relações entre universidades e fundações de pesquisa, garantindo maior integração entre academia e setor produtivo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias