Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 04/09/2025 - O feriado é a chance perfeita para avós e netos passarem mais tempo juntos. Além de fortalecer os laços familiares, é também uma oportunidade de estimular a imaginação, a criatividade e até o aprendizado das crianças.
Pensando nisso, reunimos sete ideias práticas de brincadeiras que podem deixar o dia ainda mais especial, sem precisar gastar muito.
Leia também: 5 benefícios da convivência constante com os netos, segundo cientistas
Separe papéis, tintas, lápis de cor, giz de cera, cola e até materiais recicláveis. Transforme um cantinho da casa em um ateliê criativo e proponha desafios, como criar máscaras, maquetes ou desenhos temáticos.
Crie um mapa com pistas divertidas e escolha um tema, como piratas ou exploradores. O “tesouro” pode ser um brinquedo, um livro ou até bilhetes com mensagens carinhosas.
Transforme a sala em uma sala de cinema. Decore com almofadas e cobertores, prepare pipoca e convide os netos a fazerem os próprios ingressos. Vale rever clássicos ou conhecer novos filmes infantis.
Leia também: Viajar com os netos: 6 dicas para planejar um roteiro intergeracional
Com cadeiras, cobertores e almofadas, construam cabanas para virar castelos, naves espaciais ou casas de exploradores. A brincadeira pode ganhar novas histórias ou até lanches dentro do “forte”.
Inclua os pequenos no preparo de receitas simples, como bolos ou biscoitos. Além de ensinar sobre alimentação, a atividade dá a eles o orgulho de saborear algo feito por suas próprias mãos.
Experimentos simples, como o famoso vulcão de bicarbonato e vinagre ou o cultivo de sementes no algodão, podem divertir enquanto despertam a curiosidade científica.
Leia também: 5 estratégias para proteger filhos ou netos na internet sem invadir a privacidade
Se o clima permitir, aproveite jogos como amarelinha, corrida, bicicleta ou pular corda. Em espaços menores, dança e yoga infantil também ajudam a gastar energia.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.