Viajar com os netos: 6 dicas para planejar um roteiro intergeracional

Envato Elements

Para que tudo saia bem, o ideal é planejar com carinho e atenção aos detalhes - Envato Elements
Para que tudo saia bem, o ideal é planejar com carinho e atenção aos detalhes

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 21/07/2025, às 08h38

Viajar com os netos pode ser uma experiência incrível, cheia de descobertas e memórias afetivas. Para que tudo saia bem, o ideal é planejar com carinho e atenção aos detalhes que envolvem diferentes gerações.

Confira abaixo algumas dicas para organizar a viagem perfeita com os netos: 

1. Escolha destino

Optar por locais mais próximos costuma ser mais seguro e prático. Viagens longas, seja de carro ou avião, podem ter mais imprevistos e isso exige mais jogo de cintura.

Gripes, mal-estar e até pequenos acidentes podem acontecer. Por isso, para quem está viajando com os netos pela primeira vez, o ideal é escolher um lugar mais perto e tranquilo.

2. Hospedagem ideal

O ideal é buscar acomodações com ambientes acessíveis e seguros, tanto para os pequenos quanto para os avós. Verifique se há corrimões em escadas, banheiros espaçosos e se a equipe está preparada para atender diferentes necessidades. Evite locais com muitas escadas ou obstáculos que possam representar riscos.

3. Parada para o lanche

Na hora de montar o roteiro, é importante lembrar que nem sempre será possível seguir horários rígidos. Crianças precisam de pausas e lanches entre os passeios.

Ter algo na mochila para comer pode evitar o mau-humor causado pela fome, principalmente nas mais novas que nem sempre conseguem dizer o que estão sentindo.

4. Cada um cuida de sua mala

Na hora de arrumar as malas, o ideal é que cada um leve a sua, se já for possível. Levar roupas mais usadas, que podem ser doadas durante a viagem, também é uma boa ideia. Isso abre espaço para, se quiser, trazer peças novas. E é sempre bom evitar bagagens grandes.

Viajar apenas com uma mala de bordo torna tudo mais prático e evita o tempo de espera nas esteiras de bagagem.

5. Não esqueça a documentação

Outro ponto importante é a documentação. Os netos devem levar certidão de nascimento ou documento oficial com foto, como o RG ou passaporte. Já os avós precisam levar um documento que comprove o parentesco. Para crianças pequenas, uma etiqueta com nome e telefone na roupa pode ajudar caso elas se percam.

6. Chip de internet

Por fim, para garantir mais tranquilidade em viagens ao exterior ou para parques com muita gente, garantam a comunicação por celular com chip de internet instalado. Ter sinal o tempo todo é uma segurança extra quando se está com crianças. Isso ajuda a manter todos conectados e preparados para qualquer situação.

Com atenção, planejamento e carinho, a viagem com os netos pode ser uma experiência única e inesquecível.

Palavras-chave viagem avós dicas netos organizar

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias