São Paulo, 24/10/2025 - O Brasil como destino turístico está com tudo. De janeiro a setembro de 2025, recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, marca inédita na história do país. Com esse desempenho, ultrapassou, em apenas nove meses, o recorde anual anterior de 2024, quando 6.773.619 estrangeiros vieram ao Brasil. O que será que pensam esses visitantes?
A pesquisa inédita Turismo Internacional no Brasil: o comportamento de cinco mercados, realizada pela Embratur, em parceria com a Visa e o Instituto Ipsos, detalha o comportamento, as preferências e o nível de satisfação dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil nos 12 meses anteriores. O estudo ouviu mais de 8 mil viajantes vindos da Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Uruguai, mercados responsáveis por quase 60% do fluxo internacional para o Brasil em 2025.
Com uma avaliação amplamente positiva, o levantamento mostra que o Brasil continua sendo percebido como um destino diversificado e acolhedor. Dos entrevistados, 66% classificaram a experiência como muito boa e 28% como boa, totalizando 94% de satisfação. Entre os principais fatores para a avaliação positiva estão a hospitalidade, a qualidade da hospedagem e a gastronomia.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o levantamento contribui para que a Agência possa promover o Brasil de forma cada vez mais direcionada.
A pesquisa nos entrega um mapa detalhado para comunicar o Brasil certo para o público certo, otimizando nossos recursos e ampliando o retorno. O turista norte-americano busca experiências exclusivas de valor agregado, enquanto os argentinos e uruguaios valorizam o preço competitivo e os laços afetivos", compara.
"Entender essas nuances é fundamental para desenvolver estratégias de promoção segmentadas e mais eficazes."
Quem é o estrangeiro que visita o Brasil?
Do total dos pesquisados, 94% vieram ao Brasil por motivos pessoais e os outros 6%, por razões profissionais. As praias (mencionadas por 75%) e a natureza (63%) permanecem como as grandes motivadoras da escolha do Brasil como destino, seguidas pelo preço competitivo (55%), fator especialmente relevante para os turistas latinoamericanos.
A maioria organizou o roteiro por conta própria (57%), mas 23% utilizaram agências de viagem. A decisão da viagem foi influenciada, em média, por quatro fontes de informação distintas, com destaque para sites de busca (50%), redes sociais (48%) e sites especializados em viagens (48%). Dentre as redes sociais, o Instagram (84%) e o YouTube (74%) foram as principais plataformas utilizadas para se informar. O Instagram também domina o compartilhamento de experiências durante a estadia (69%).
Quanto gastam e quanto tempo ficam?
Em relação aos gastos, o estudo identifica que o turista estrangeiro desses cinco mercados desembolsa, em média, US$ 175 por dia no Brasil. Os norte-americanos lideram com um gasto médio diário de US$ 308,21, quase o triplo dos uruguaios, que gastam US$ 114,73. A hospedagem (21%), a alimentação (17%) e a passagem para o destino (16%) são os itens que mais comprometem o orçamento da viagem.
Embora o dinheiro em espécie ainda seja usado por 63% dos visitantes, o cartão de crédito (55%) e o débito (40%) demonstram forte presença, especialmente para despesas de maior valor. O Pix foi usado por 16% dos turistas internacionais entrevistados, sendo que, entre os argentinos, quase um terço utilizou o meio de pagamento durante a estada ao Brasil.
O tempo de permanência destes visitantes revela a importância crescente do Brasil como destino turístico. Em média, os turistas provenientes desses mercados passam 12 noites no país, um período bastante longo. E vão embora falando bem do País: 9 em cada 10 visitantes estão dispostos a recomendar o Brasil, sendo que 6 em cada 10 elogiam o País mesmo sem serem perguntados.