Foto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia | Denis Costa
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/09/2025 - O Brasil pode ampliar sua liderança em turismo sustentável na América do Sul. Um total de 60 praias e marinas brasileiras foram pré-aprovadas para receber o selo internacional na temporada 2025/2026.
O reconhecimento é concedido pelo Programa Bandeira Azul, a destinos que atendem a 38 critérios rigorosos de qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental.
Leia também: 5 cidades para quem quer morar perto do mar
As candidaturas foram avaliadas pelo Júri Nacional do programa, que reúne o:
Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) também participou da seleção. A lista agora segue para a etapa final, conduzida pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca.
Leia também: Os meses ideais para viajar ao Nordeste com sol, festas e preços mais baixos
Atualmente, o Brasil já é o país com mais praias e marinas certificadas na América do Sul: 49 locais ostentam a Bandeira Azul. Se todas as novas candidaturas forem aprovadas, o número pode chegar a 60.
Cinco estados tiveram praias e marinas aprovadas:
Entre os destaques, São Francisco do Sul e Bombinhas, em Santa Catarina, surgem como recordistas, com cinco praias indicadas cada uma.
Leia também: Aposentado? Veja os melhores meses para viajar com tranquilidade e economia
No Rio de Janeiro, entraram pela primeira vez na disputa a Praia José Gonçalves em Armação de Búzios e a Praia do Foguete em Cabo Frio.
Em Santa Catarina, os concorrentes inéditos são a Praia Vermelha, em Penha, e a Praia dos Molhes do Atalaia, em Itajaí.
As marinas também se destacam, com representantes da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. No litoral paulista, por exemplo, estão pré-aprovadas as marinas de Guarujá e Ubatuba.
Leia também: Confira as duas praias brasileiras que figuram entre as 50 melhores do mundo
Criado há mais de 30 anos, o Bandeira Azul é considerado um dos selos ambientais mais prestigiados do mundo e está presente em mais de 50 países.
A iniciativa busca incentivar boas práticas de gestão e garantir experiências turísticas de qualidade para visitantes, aliando lazer e preservação ambiental.
Leia também: Melhores praias do Brasil: 5 paraísos para visitar em qualquer estação do ano
A divulgação oficial da lista de contemplados está prevista para outubro, em cerimônia nacional. Caso o Brasil confirme as novas certificações das praias e marinas, o país dará um passo importante para consolidar-se como destino global de turismo sustentável.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.