São Paulo, 27/10/2025 - Oito em cada dez brasileiros diz se preocupar com o desperdício de alimentos, de acordo com a Pesquisa Barômetro 2025, realizada pela Ticket. Embora o número seja elevado, com 88% dos respondentes concordando com a afirmação, o índice representa uma queda de 11 pontos porcentuais ante os 99% que afirmaram se preocupar com o tema em 2024.
O levantamento ouviu 52.016 colaboradores e 1.136 operadores de restaurantes em 21 países, incluindo o Brasil. Os questionários foram aplicados entre os meses de maio e julho. Um dos resultados mostra que 82% dos estabelecimentos brasileiros afirmam implementar medidas para limitar o descarte de alimentos, um avanço em comparação aos 78% registrados em 2024. Nesse sentido, a principal ação adotada por eles é a reutilização máxima de alimentos, que cresceu de 42% para 50% em um ano.
Os resultados, no entanto, também mostram um desencontro entre as expectativas dos consumidores e as soluções oferecidas pelos estabelecimentos. Do lado dos clientes, a principal iniciativa desejada é o fornecimento de embalagens para o transporte de sobras de comida,tada por 63%. Contudo, o mesmo estudo indica que essa opção é apontada por apenas 19% dos restaurantes. Ainda em relação aos consumidores, a oferta de diferentes porções para a mesma refeição (52%) e da reutilização máxima de alimentos (41%) foram outras soluções apontadas.
Apesar da diminuição do interesse dos brasileiros pelo tema, 70% dos entrevistados, afirmam querer saber quais locais adotam medidas sustentáveis. O porcentual coincide com o de estabelecimentos que gostariam de receber dicas sobre o tema, indicando, segundo a pesquisa, que o mercado está atento a um público exigente em relação ao uso e destino dos alimentos.
Desafios
"Nosso levantamento aponta para dois desafios claros. O primeiro, diz respeito ao menor engajamento da população com o tema do desperdício. Em seguida, a pesquisa mostrou que existe um descompasso entre as soluções mais desejadas pelos clientes e as práticas efetivamente adotadas pelos restaurantes”, afirma Jean Castro, diretor de Rede da Ticket, marca da Edenred Brasil.
Segundo a Ticketm, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma iniciativa que também incentiva práticas que minimizam desperdícios, contribuindo assim para a sustentabilidade da cadeia alimentar. "Entender essas lacunas é o primeiro passo para criar estratégias mais eficientes alinhadas com as expectativas dos consumidores e fomentar o compromisso social para prevenir o desperdício", diz o executivo.