Caso do pico do Paraná: veja o que fazer ao se perder em trilha
Foto: Freepik
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 07/01/2026 - Recentemente, o jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, desapareceu após fazer uma trilha no Pico Paraná, após passar o réveillon na montanha acompanhado de uma amiga. Roberto foi encontrado nesta segunda-feira (5), após cinco dias de operações no ponto mais alto do Sul do Brasil. O jovem caminhou sozinho por 20 km até uma fazenda na localidade de Cacatu.
Leia também: Essa é trilha mais longa do Nordeste! Destino tem cânions e cachoeiras
Thayana e Roberto foram até o Pico Paraná para assistir ao primeiro nascer do sol de 2026. A mulher relata que Roberto estava muito lento, e decidiu descer mais rápido com outras pessoas na trilha, deixando o rapaz para trás, que se perdeu.
A operação de buscas contou com mais de cem bombeiros militares e apoio diário de voluntários e do Instituto Água e Terra (IAT).
Vai fazer uma trilha? Confira dicas essenciais para um passeio seguro
Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas dicas são fundamentais para quem irá fazer uma trilha, tais como:
- Em hipótese nenhuma, vá sozinho. Esteja sempre acompanhado de um grupo ou de pelo menos mais uma pessoa.
- Pesquise muito bem sobre a trilha. Veja quantos quilômetros, qual a sua dificuldade e a previsão do tempo no dia. É indispensável avisar alguém de confiança sobre o roteiro completo da trilha e combinar o que fazer caso não haja retorno no tempo estimado.
- Leve na mochila apenas o necessário como, lanterna, power bank, manta térmica, comida e água extra. Caneta e papel também podem ser importantes dependendo da situação.
- Vá com roupas adequadas. Se possível, leve uma troca de roupa.
- Saiba o seu limite. Não faça nada que seu corpo não aguente.
Leia também: Roteiros de bicicleta: 6 destinos para explorar pedalando pelo Brasil
O que fazer caso se perca em uma trilha?
Segundo trilheiros do portal Mochileiros, tente sempre manter a calma, o desespero pode acabar piorando a situação, fazendo você tomar decisões erradas. Mentalmente, tente voltar ao último ponto conhecido, tentando lembrar qual direção andou desde o começo. Faça um esforço para se recordar de algum ponto de referência.
Se não se lembrar de nada, pare e espere o resgate. Tente encontrar um campo aberto, isso te deixa mais visível para quem estiver procurando ou passando por perto.
Leia também: O que é hipotermia? Entenda o risco que pode ter causado a morte da brasileira na Indonésia
Animais peçonhentos existem nas trilhas
Ao realizar uma trilha, estamos invadindo o habitat natural dos animais, incluindo cobras. No Brasil, podemos encontrar muitas cobras peçonhentas. Use sempre calçados fechados, preferencialmente botas quando for fazer uma trilha. Caso você seja surpreendido por uma cobra, alguns cuidados devem ser tomados.
Segundo o Instituto Butantan, não faça torniquete no local da picada para evitar que o veneno circule. Isso apenas piora a circulação do sangue e aumenta o risco de necrose e amputação de membro. Não sugue o veneno para tentar extrair o veneno e evite passar algo no local da picada.
Se possível, tire uma foto com cuidado da cobra. Caso não dê, tente lembrar da cor e tamanho. Existe um soro específico para cada genêro de serpente nos hospitais.
Sintomas como além de dor e inchaço no local, sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas podem aparecer Sem atendimento, há risco de hemorragia grave que pode levar à morte. Tente ir o mais rápido para o hospital para evitar complicações.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
