Ceia de réveillon: aposte neste cardápio rápido e descomplicado
Imagem gerada por IA
Por Thiago Lasco
30/12/2025 | 17h50
São Paulo, 30/12/2025 - O ano está no fim e o clima já é de contagem regressiva! Seja mais festiva ou mais introspectiva, a virada do ano merece ser comemorada com bons comes e bebes. Mas talvez você tenha acabado de sair de uma comemoração natalina daquelas, como manda o figurino, com uma ceia supercaprichada... e desta vez já não queira ter tanto trabalho.
E tem todo o direito! Réveillon é uma ocasião leve, em que queremos emanar e sentir boas energias, mas sem complicação. Nesse sentido, nada como uma ceia mais prática, que não demande preparativos tão prolongados. Mas que nem por isso seja menos saborosa e reconfortante. Afinal, você e seus entes queridos merecem.
Mais uma vez, o VIVA pediu ajuda à chef Ione Lima, que encantou a nossa equipe com suas sugestões de cardápio natalino. Aqui, pedimos que ela montasse uma ceia completa para 8 comensais, que pudesse ser inteiramente executada em até 4 horas.
Assim, com os ingredientes comprados na véspera, dá para se organizar para ir para a cozinha cedo, deixar tudo bem encaminhado até o meio da tarde e depois descansar até a hora dos convidados chegarem.
“Para celebrar a passagem do ano, as famílias geralmente preferem receitas mais descomplicadas que as do Natal. Muitas pessoas ainda estão trabalhando e têm pouco tempo para cuidar de tudo”, afirma Ione. “Com o cardápio que sugeri, quem seguir o passo a passo vai conseguir preparar uma ceia rápida e saborosa, mesmo se feita de última hora.”
Salada, risoto, bacalhau e pavê: tudo superprático
A sequência de receitas sugerida pela chef começa com uma salada cheia de frescor. As lentilhas, muito consumidas na virada pelos mais supersticiosos, fazem par com o palmito-pupunha e são coroadas por um saboroso molho de limão-siciliano, azeite e mostarda de Dijon.
A ala quente tem um risotinho bem cremoso de carne-seca, que pode até ser prato único se você quiser ter mais praticidade. Afinal, se o jantar virar festa, basta servir o risoto em cumbucas individuais – e nem é preciso sentar à mesa para saboreá-lo.
Mas a ceia da Ione tem espaço para mais: uma bacalhoada que pode ser bem baiana (se você usar azeite de dendê, que é opcional) e um pavê de chocolate que é, ao mesmo tempo, indulgente e chique, graças à finalização com uma calda de romã que é sucesso garantido.
Dica de organização: os pratos frios vão primeiro
Para tudo correr com tranquilidade, o segredo é uma boa organização. Comece os preparos pelas receitas que serão servidas frias e precisam de refrigeração: a sobremesa e a salada.
“Em seguida, vá para os pratos quentes. Deixe todos os ingredientes do bacalhau organizados e cortados, e depois é só partir para a montagem. Aproveite o tempo de forno do peixe para aquecer o caldo e iniciar o cozimento do risoto, e vá intercalando os dois preparos para ganhar tempo e praticidade”, ensina Ione. Atenção: deixe para finalizar o risoto quando todo mundo já estiver a postos, afinal ele deve ser consumido na hora, bem cremoso.
O arremate pode ser dado com uma mesa bem decorada, que também não precisa ser difícil de executar. Use e abuse das frutas, sejam as de época ou as tradicionais. Uva, morango, melancia, pêssego, abacaxi, laranja, melão, figo, nozes, ameixa, castanha-do-pará, castanha-de-caju, tâmara, uva-passa, frutas cristalizadas... higienize, corte, disponha em travessas e pronto! Servem como petisco antes da ceia e também para depois da sobremesa, se a noite for longa.
Para facilitar a sua vida, apresentamos as receitas na ordem em que devem ser preparadas.
A equipe do VIVA deseja que 2026 seja um ano lindo pra você!
Pavê de chocolate com calda de romã (preparo: 50 minutos)
Ingredientes (pavê): 1 pacote de biscoito maisena (200 g), 4 xícaras (chá) de leite (2 para fazer o creme branco e 2 para umedecer os biscoitos), 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de amido de milho, 2 gemas peneiradas, 200 g de chocolate meio amargo picado, 1 caixa de creme de leite (200 g), 1 colher de sopa de manteiga.
Ingredientes (calda): 2 romãs (escolha as maiores, para render bastante semente). ½ xícara (chá) de açúcar, ¼ xícara (chá) de água, suco de meio limão.
Preparo (pavê): em uma panela, misture o leite condensado, 2 xícaras do leite, o amido e as gemas. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Reserve. Derreta o chocolate com a manteiga (de preferência em banho-maria; se usar o micro-ondas, vá aos poucos, sem exagerar na potência) e misture o creme de leite, formando uma ganache.
Preparo (calda): retire as sementes das romãs (reserve uma pequena parte para decorar). Em uma panela, coloque: as sementes, o açúcar, a água e o suco de limão. Leve ao fogo médio por 5 a 7 minutos, até formar uma calda leve e brilhante. Deixe esfriar completamente antes de usar.
Montagem (8 taças): umedeça rapidamente os biscoitos em 2 xícaras do leite, quebre em pedaços e distribua no fundo das taças. Cubra com uma camada do creme branco e uma camada da ganache. Repita as camadas de creme e ganache até encher as 8 taças. Finalize com a calda e as sementes frescas de romã; se quiser, decore com folhas de hortelã. Mantenha na geladeira até a hora de servir.
Salada de lentilhas com palmito pupunha ao molho de mostarda de Dijon (preparo: 30 minutos)
Ingredientes (salada): 1 kg de lentilhas cozidas, 300 g de palmito pupunha, 3 dentes de alho, 2 pepinos grandes, 2 tomates maduros, mas firmes, 1 pimentão-verde, meia cebola pequena, 300 g de mussarela cortada em cubos.
Ingredientes (molho): 100 ml de azeite, 50 ml de suco de limão-siciliano, 2 colheres (chá) de mostarda de Dijon, sal, pimenta-do reino e folhas de manjericão a gosto.
Preparo: na panela de pressão, doure o alho. Coloque a lentilha e complete com água até cobrir. Acrescente sal a gosto, cozinhe por 15 minutos e escorra. Corte ao meio, retire as sementes e corte em cubos os pepinos, os tomates e o pimentão. Corte o palmito em rodelas e a cebola em meias-luas. Misture a lentilha, os legumes e a mussarela. Pouco antes de servir, prepare o molho misturando todos os ingredientes em uma vasilha, até ficar homogêneo, e despeje sobre a salada, finalizando com o manjericão.
Bacalhoada baiana (preparo: 1h30)
Ingredientes: 2 kg de bacalhau dessalgado em postas, 1 kg de batatas em rodelas grossas, 2 cebolas grandes em rodelas, 2 tomates maduros em rodelas, 2 pimentões grandes (1 verde e 1 vermelho) em rodelas, 200 g de azeitonas pretas, 1 maço de coentro picado, 3 dentes de alho amassados, 100 ml de óleo de soja, 150 ml de azeite de dendê (ou de azeite de oliva, se preferir), 200 ml de leite de coco, sal e pimenta a gosto.
Preparo: Cozinhe as batatas até ficarem firmes. Em uma panela grande, aqueça o óleo de soja e doure o alho. Acrescente o bacalhau e misture levemente para fazer uma selagem rápida.
Montagem: em uma assadeira alta, faça camadas de batata, bacalhau, cebola, tomate, pimentão, azeitonas e coentro. Regue com o azeite (de dendê ou de oliva) e o leite de coco. Tempere com pimenta e ajuste o sal, se necessário. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200°C por 40 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos para dourar. Sirva em seguida.
Risoto cremoso de carne-seca (preparo: 1 hora)
Ingredientes (risoto): 1 kg de carne-seca dessalgada e desfiada (você pode comprá-la pronta, já cozida, desfiada e embalada a vácuo), 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 200 g de manteiga, 1 taça (200 ml) de vinho branco seco, 1,5 litro de caldo de legumes (receita abaixo), 200 g de queijo parmesão ralado, 1 caixa de creme de leite (200g), sal a gosto, cheiro-verde ou coentro a gosto.
Caldo de legumes: em uma panela, doure em azeite, até murchar, 1 cebola grande com casca, 1 cenoura grande com casca e 2 talos de salsão higienizados e cortados grosseiramente. Acrescente 2 litros de água, tampe a panela e deixe em fogo baixo até levantar fervura. Depois, coe o caldo para usar no risoto.
Preparo: aqueça 100 g de manteiga e refogue a cebola e o alho. Acrescente o arroz arbóreo e misture por 1 minuto. Adicione o vinho branco e mexa até evaporar. Vá colocando aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre; quando o arroz tiver absorvido o caldo, acrescente mais. Repita esse processo até que o risoto esteja al dente, com os grãos de arroz ainda tenros, mas não duros. Acrescente a carne-seca, o restante da manteiga, o creme de leite e o queijo parmesão. Misture muito bem. Ajuste o sal, se necessário. Finalize com cheiro-verde ou coentro a gosto.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
