Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Como é o ano novo em outros países? conheça 8 tradições de Réveillon

Foto: Envato Elements

As datas seguem lógicas solares, lunares ou religiosas - Foto: Envato Elements
As datas seguem lógicas solares, lunares ou religiosas

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
13/12/2025 | 14h31

São Paulo, 13/12/2025 - Enquanto grande parte do mundo se organiza para celebrar o Ano Novo no dia 1º de janeiro, várias culturas preservam tradições próprias para marcar a virada de seus calendários.

As datas seguem lógicas solares, lunares ou religiosas e revelam modos distintos de enxergar o tempo, a renovação e a convivência em comunidade.

Leia também: Veja lista de espumantes nacionais e internacionais mais baratos

A seguir confira um panorama das comemorações de Ano Novo, de acordo com o National Geographic em diferentes regiões do planeta, com seus rituais, significados e particularidades:

1. Ano Novo Gregoriano

O calendário gregoriano, adotado por países ocidentais e amplamente difundido pelo cristianismo, fixa o início do ano em 1º de janeiro.

A data substituiu antigas tradições romanas que celebravam o novo ciclo em 25 de março, quando Marte era homenageado.

Com o tempo, a véspera de Ano Novo ganhou protagonismo, impulsionada por festas, fogos de artifício e pelo simbolismo das resoluções para o ano seguinte. Um dos locais mais emblemáticos é a Times Square, em Nova York, que reúne milhares de pessoas para acompanhar a contagem regressiva.

Leia também: Para ser um 'bom velhinho' é preciso treinamento, empatia e ficha limpa

2. Ano Novo Lunar

A celebração é definida pela primeira lua nova do calendário lunar e é amplamente observada no Leste Asiático. No Ocidente, costuma ser associada ao Ano Novo Chinês, embora diversos países tenham rituais próprios.

Famílias se reúnem para refeições especiais, as casas são organizadas para marcar o início da primavera e fogos de artifício afastam maus espíritos.

Bandejas de doces recebem visitas e simbolizam saúde e prosperidade. Em muitas Chinatowns, ruas inteiras se transformam em palcos de desfiles e apresentações culturais.

3. Nowruz

Conhecido como Ano Novo Persa, o Nowruz coincide com o equinócio da primavera em 20 de março, e marca o primeiro mês do calendário solar iraniano. A tradição é celebrada em países da Ásia Central e por milhões de pessoas da diáspora.

A data é associada ao renascimento da natureza, com poesias, músicas folclóricas, fogueiras e limpeza das casas representam a superação da escuridão e a preparação para um novo ciclo. Reuniões familiares e festivais de rua fazem parte do período.

4. Songkran

O festival marca a transição solar de Peixes para Áries e é uma das principais comemorações do budismo na Tailândia. A água é o elemento central, simbolizando purificação e a retirada da má sorte.

Famílias costumam visitar parentes mais velhos para rituais de respeito entre os dias 13 a 15 de abril, que envolvem derramar água nas mãos e pés.

Nas ruas, a tradição ganha contornos turísticos com batalhas de água que mobilizam moradores e visitantes.

5. Muharram

O Ano Novo islâmico começa no primeiro mês do calendário lunar muçulmano, o Dia de Ashura, no décimo dia do mês, concentra grande parte das práticas espirituais.

Entre os dias 26 a 27 de junho, as comemorações variam entre xiitas e sunitas, mas têm em comum a reflexão, o luto e a gratidão.

Leia também: 4 destinos brasileiros para viajar em clima de Natal

Mesquitas realizam sessões de oração e muitos muçulmanos jejuam. O mês é considerado sagrado e atividades de combate são proibidas.

6. Enkutatash

O Ano Novo etíope acontece no primeiro dia do mês de Meskerem, seguindo um calendário solar com 13 meses. A celebração remonta à lenda da Rainha de Sabá retornando de uma viagem e recebendo joias como presente.

Neste ano ocoreeu em 11 de setembro, as festividades duram cerca de uma semana e são centradas na família.

Refeições, encontros e cervejas tradicionais marcam o fim da estação chuvosa, quando margaridas amarelas começam a tomar os campos da Etiópia.

7. Rosh Hashaná

O Ano Novo judaico ocorre nos dois primeiros dias do mês lunar de Tishrei, o período é dedicado à introspecção e ao perdão. O toque do shofar, instrumento feito de chifre de carneiro, simboliza o chamado à reflexão.

A celebração que acontece entre 22 a 24 de setembro, reúne famílias em refeições com alimentos simbólicos, como a romã, associada às boas ações desejadas para o ano.

Leia também: Como escolher os melhores espumantes para fim do ano?

Os fiéis passam boa parte do período na sinagoga ou em casa, em orações e rituais próprios de cada comunidade.

8. Diwali

Também conhecido como Festival das Luzes, o Diwali segue o calendário lunar hindu e ocorre na noite mais escura do ciclo, durante a lua nova. A data da celebração é 20 de outubro e dura cinco dias e representa recomeço, esperança e prosperidade.

As casas são limpas e decoradas com desenhos feitos em areia colorida, arroz ou flores para receber Lakshmi, deusa da riqueza.

Leia também: Como será o Réveillon em Copacabana? Confira detalhes

Rezas, encontros familiares, trocas de doces e fogos de artifício compõem o ano novo em diversos países onde há comunidades hindus.

Palavras-chave Ano Novo mundo países

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias