Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/11/2025 - O Museu de Arte de São Paulo (Masp) acaba de lançar uma nova experiência para quem quer conhecer a fundo um dos maiores acervos de arte da América Latina.
Agora, o público pode participar de visitas guiadas permanentes, com duração de uma hora, conduzidas por professores especializados em história da arte.
O passeio, disponível para reserva no site parceiro, promete revelar detalhes da arquitetura do edifício projetado por Lina Bo Bardi, ícone da paisagem paulistana, e do inovador sistema de exposição do museu, com as obras dispostas em cavaletes de vidro.
Durante a visita, o público percorre a exposição “Acervo em Transformação”, que reúne obras de artistas brasileiros e internacionais consagrados.
Entre os destaques estão nomes como Vincent van Gogh, Pierre-Auguste Renoir, Paul Cézanne, Amedeo Modigliani, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.
Além de apresentar curiosidades sobre as pinturas e esculturas, os guias também explicam o contexto histórico das obras e o processo de construção da coleção do Masp, considerada uma das mais importantes do hemisfério sul.
Leia também: 10 museus importantes para visitar durante o feriado, em várias cidades do Brasil
Mais do que uma exposição de arte, o passeio oferece uma verdadeira imersão na arquitetura do prédio, um marco modernista inaugurado em 1968. Suspenso por grandes colunas vermelhas, o edifício projetado por Lina Bo Bardi abriga, sob o vão livre da Avenida Paulista, um dos espaços culturais mais reconhecidos do mundo.
A visita também aborda o conceito por trás do “acervo em cavaletes”, que permite observar as obras de todos os ângulos, rompendo com o modelo tradicional de exibição em paredes e aproximando o público das peças.
Leia também: Visitar o Louvre sem sair de casa? Confira 9 versões virtuais de museus do mundo
Os tours são conduzidos por professores de história da arte, que contextualizam os artistas, estilos e movimentos representados no acervo, além de compartilhar bastidores da curadoria.
Durante o percurso, os visitantes utilizam fones de ouvido, o que garante uma experiência completa sem perder nenhum detalhe das explicações.
As visitas são realizadas em português às quintas-feiras, às 15h30, sextas, às 11h, e domingos, às 10h30.
Há também uma versão infantil, com linguagem mais lúdica e participativa, oferecida aos sábados, às 10h30, ideal para famílias com crianças.
Já o público estrangeiro pode participar da visita em inglês, aos sábados, às 14h.
Leia também: 5 museus gratuitos no Rio de Janeiro: onde aproveitar cultura sem gastar nada
A nova visita guiada custa R$ 200 e inclui a entrada no museu e o uso dos equipamentos de áudio. Os ingressos têm valores reduzidos para determinados públicos:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Novo PAT