Foto: arquivo Instituto Estrada Real
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/09/2025 - O estado de Minas Gerais chama a atenção por suas características únicas, dentre elas abrigar o menor município brasileiro em extensão territorial. Com apenas 3 km² e pouco mais de 8 mil moradores, a cidade consegue ser atravessada a pé em poucos minutos.
Mas isso não impede de Santa Cruz de Minas oferecer experiências culturais e históricas que atraem visitantes de diferentes regiões do país.
Leia também: 5 músicas que celebram Minas Gerais e suas tradições
De acordo com o Ministério do Turismo, o município integra o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que orienta políticas públicas para o setor.
Essa inclusão reforça o papel de cidades pequenas no fortalecimento do turismo regional e nacional, ao mesmo tempo, em que ajuda a preservar tradições locais.
Leia também: Conheça a menor cidade do Brasil que ganhou apenas 2 moradores em 2025
Fundada há três décadas, após se desmembrar de São João del Rei, Santa Cruz de Minas está estrategicamente posicionada no roteiro da Estrada Real, circuito que percorre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A proximidade com cidades históricas, como Tiradentes, amplia as possibilidades para os viajantes, que podem organizar roteiros com visitas a igrejas centenárias, museus e festas típicas da região.
Leia também: Minas Gerais só fica atrás de São Paulo na geração de empregos
Entre os principais pontos, está a Igreja de Santa Cruz, um dos símbolos da cidade, além do comércio de artesanato, onde artistas locais expõem e comercializam peças que valorizam a identidade cultural mineira.
Por mais que seja uma mini cidade, o município conta com uma cartela alternativa de atrações:
1. Visitar a igreja de São Sebastião
Em homenagem ao padroeiro do município, em 1937 foi construída a primeira igreja, e uma comissão foi criada para arrecadar fundos para a obra.
2. Conhecer o polo de artesanato
Localizado na avenida principal, Gabriel Passos, o artesanato faz parte da história de Santa Cruz de Minas. O polo do artesanato da região também faz parte do caminho da Estrada Real.
3. Ir até o Marco Zero
O monumento, localizado no km 1 da AMG 430, é um Marco comemorativo para homenagear a parceria com o Ministério do Turismo, onde foi dado o nome de 'Marco Zero da Estrada Real'.
4. Explorar a Serra de São José
A Serra é uma formação rochosa, composta em sua maior parte por quartzito. O local é Área de Preservação Ambiental e abriga grande quantidade de libélulas e rica fauna, a cachoeira possui altitude de 1300 metros.
5. Mergulhar na Cachoeira do Bom Despacho
A Cachoeira do Bom Despacho possui acesso extremamente fácil e é considerada um local propício a banhos, piqueniques e contemplação da natureza.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Vai viajar? Veja 5 destinos incríveis em Minas Gerais para curtir no fim de semana
Desde 2023, o programa 'Conheça o Brasil' vem estimulando brasileiros a explorarem destinos nacionais, ampliando a conectividade aérea, melhorando a mobilidade entre regiões e fortalecendo a geração de emprego e renda em comunidades receptoras.
A ação ainda contempla a iniciativa 'Conheça o Brasil: Voando', realizada em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, que busca facilitar o acesso à aviação civil e impulsionar negócios no setor.
Leia também: Essa cidade mineira foi apelidada de “Toscana brasileira” e o motivo surpreende
Assim, Santa Cruz de Minas mostra que tamanho não é sinônimo de relevância. Apesar de ser o menor município do país, consegue unir história, cultura e tradição.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.