Conheça a menor cidade do Brasil que ganhou apenas 2 moradores em 2025

Foto: reprodução arquivo Prefeitura Serra da Saudade

Apesar de sua população reduzida, o município chama atenção por suas peculiaridades e rotina - Foto: reprodução arquivo Prefeitura Serra da Saudade
Apesar de sua população reduzida, o município chama atenção por suas peculiaridades e rotina

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 31/08/2025, às 09h33

São Paulo, 31/0u8/2025 -- Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, segue como a cidade com menor população do país. Mantendo-se no topo do ranking nacional de menor população.

De acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município passou de 854 habitantes em 2024 para 856 em 2025. 

Localizada a cerca de 250 km da capital Belo Horizonte, Serra da Saudade ocupa uma área de 335,6 km², o que a posiciona na 459ª colocação em extensão entre os 853 municípios de Minas Gerais. 

Leia também: 5 músicas que celebram Minas Gerais e suas tradições

Apesar de sua população reduzida, o município chama atenção por suas peculiaridades e rotina tranquila.

Historicamente, a cidade ultrapassou Borá (SP) em número de habitantes e mantém índices de criminalidade extremamente baixos, o último homicídio registrado ocorreu há mais de 50 anos.

A vida em Serra da Saudade é marcada por curiosidades que atraem interesse nacional. Confira:

  1. Uma única família representa cerca de 5% da população;
  2. A festa de aniversário da cidade tem bolo suficiente para todos os moradores;
  3. O município conta apenas com dois bairros: Centro e São Geraldo; e
  4. As ruas com poucas casas, como a Rua Rio de Janeiro, onde existe apenas uma residência.

Apesar disso, a cidade possui infraestrutura básica, incluindo dois supermercados, uma padaria, sete bares, uma loja de roupas e uma casa lotérica.

Leia também: Minas Gerais só fica atrás de São Paulo na geração de empregos

Outro dado curioso é que o número de eleitores pode superar o de moradores. Nas eleições de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou mais pessoas aptas a votar do que a população estimada na época.

Quanto à economia, Serra da Saudade registrou um PIB per capita de R$ 28,3 mil em 2021 e mais de R$ 31 milhões em receitas brutas em 2024. Entre os serviços públicos, há:

  • Um posto de saúde;
  • Fornecimento de medicamentos pela Prefeitura;
  • Wi-Fi gratuito no centro; e
  • secretários municipais com quase 20 anos de atuação.

Para atendimentos especializados, os moradores se deslocam a cidades vizinhas, como Dores do Indaiá, enquanto o posto de combustíveis mais próximo fica a 15 km de distância, em Estrela do Indaiá.

Leia também: Minas Gerais tem agenda gratuita de festivais em agosto; veja os destaques

Serra da Saudade, com sua população enxuta, os habitantes mantém um ritmo de vida tranquilo e peculiar, reforçando sua posição como símbolo de cidades pequenas, mas organizadas e acolhedoras no cenário brasileiro.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias