Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Quando acaba o verão? Confira como devem ser as temperaturas no período

Foto: Freepik

Verão altera os pontos de nascimento e pôr do Sol, que se afastam dos pontos cardeais leste e oeste, atingindo seus extremos nos solstícios - Foto: Freepik
Verão altera os pontos de nascimento e pôr do Sol, que se afastam dos pontos cardeais leste e oeste, atingindo seus extremos nos solstícios

Por Guynever Maropo

redacao@viva.com.br
13/01/2026 | 17h36 ● Atualizado | 17h39

São Paulo, 13/01/2026 - O verão 2025/2026 teve início em 21 de dezembro, às 12h03, no horário de Brasília. E, com menos de um mês, já apresentou temperaturas além do esperado em diversas regiões do País. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, na tarde do último sábado (10) o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) marcou o primeiro recorde de temperatura média máxima de 2026 com 34,3°C, sendo que a maior absoluta, de 36,4°C, ocorreu na Mooca, Zona Leste

Com o início da estação marcado por calor intenso, surge a dúvida recorrente, até quando dura o verão?

Leia também: Litoral de São Paulo tem 22 praias impróprias para banho

Quando termina o verão?

O verão no Hemisfério Sul se estende até 20 de março de 2026. A data marca o início do outono, encerrando oficialmente a estação mais quente do ano.

Até lá, as projeções climáticas para o primeiro trimestre de 2026 indicam influência de um episódio fraco do fenômeno La Niña. Segundo dados do Inmet, INPE e Funceme, as temperaturas devem ficar acima da média histórica na maior parte do Brasil, especialmente na região central.

Os volumes de chuva tendem a ficar acima da média na Região Norte e no Rio Grande do Sul, enquanto o Nordeste e partes do Sudeste podem registrar precipitações abaixo do normal.

Leia também: Onda de calor atinge o Brasil: veja Estados afetados e a previsão

Por que o verão começou mais tarde?

De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o início do verão ocorreu quase seis horas depois em comparação ao verão 2024/2025, que começou às 6h20.

Essa variação acontece porque o ano civil, com 365 dias, não coincide exatamente com o ano tropical, que corresponde ao tempo real da órbita da Terra ao redor do Sol.

A diferença é de aproximadamente seis horas por ano. Os anos bissextos ajudam a reduzir esse número, mas não eliminam totalmente a variação.

Leia também: Biquíni molhado faz mal? Veja doença mais comum causada por hábito

Características do verão

Independentemente da data de início, o verão se caracteriza por temperaturas mais elevadas e dias mais longos. A estação favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com maior ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes, granizo e descargas elétricas.

Esses fenômenos são resultados da posição da Terra em relação ao Sol durante o período.

Leia mais: Está na praia? Conheça seus direitos para evitar cobranças abusivas

Por que o verão é a estação mais quente?

Durante o verão, os raios solares incidem de forma mais direta sobre o planeta, no caso, no Hemisfério Sul. Esse fator aumenta a temperatura e prolonga o período de luz solar ao longo do dia.

Quanto mais distante do equador, maior é a diferença entre a duração do dia e da noite ao longo do ano. Nos polos, essa variação atinge seu máximo.

Além do calor, o verão altera os pontos de nascimento e pôr do Sol, que se afastam dos pontos cardeais leste e oeste, atingindo seus extremos nos solstícios.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias