Publicado em 26/09/2025, às 08h29 - Atualizado às 10h45
Compartilhe
São Paulo, 26/09/2025 - Se antes quando se pensava em ir ao shopping o objetivo era apenas fazer compras, comer e ir ao cinema, agora esses empreendimentos também são opções para quem quer fazer atividade físicas, dançar e se divertir. As ações vêm ganhando adeptos, como a dona Grací Imaculada Marino Totaro, de 81 anos e 10 meses, que é frequentadora assídua das atividades desenvolvidas pelo Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo.
Grací Imaculada Marino Totaro - Arquivo pessoal
“Eu e meu marido fomos dar um passeio, tomar café e nos deparamos com um quiosque oferecendo esta oportunidade pioneira para pessoas acima de 50 anos. Resolvemos começar a fazer atividade física lá pela segurança e para conhecer, além de ser próximo da nossa residência”, revela dona Grací que participa das atividades desde 1998.
Ela revela ainda que gosta de todas as atividades, mas hoje não participa das feitas em colchonete, devido às dificuldades de mobilização. “Mas faço todas as outras, como bastão, halteres, bambolê, elástico, bolas, passando por corda, jogos de memória, cantar, dançar”, revela, elogiando a criatividade da atual professora Eliana Aparecida, “que é sem dúvida a provedora do feliz momento pelo qual passamos”
Aumir de Andrade, de 60 anos, que também frequenta o mesmo espaço, desde fevereiro deste ano, diz que, inicialmente, a atividade física foi uma recomendação médica.
“Em uma das minhas passagens pelo shopping, sempre ouvia uma equipe muito animada, que parecia um treinamento motivacional. Como o piso do shopping em que era realizada a atividade não era o de minha passagem, fiquei imaginando ser um trabalho de equipe de vendas com as lojas. Após me aposentar, tive a oportunidade de me informar no posto de programa de pontos sobre o que se tratava aquele treinamento e descobri que era um clube da caminhada, fiquei muito interessado, e fui premiado com essa grande oportunidade de me cuidar”, disse, acrescentando ainda que a estrutura do shopping permite que se realize atividade independente do clima.
O Complexo Tatuapé realiza há 25 anos o “Projeto Caminhada”, que busca promover atividades físicas voltadas para o público 55+. Diariamente, das 7h às 10h, nos shoppings Metrô Tatuapé e no Shopping Boulevard Tatuapé, mais de 200 pessoas têm acompanhamento gratuito de profissionais especializados para a prática de caminhada e dança, além de outras atividades realizadas nas dependências dos shoppings e arredores.
“O projeto promove a cidadania enquanto estimula a prática de atividades físicas democráticas e a conexão com a comunidade da zona Leste. A prática regular de exercícios nessa fase da vida ajuda a melhorar o equilíbrio, a mobilidade, a disposição e até o humor, contribuindo para uma vida mais ativa e saudável”, afirma Karen Cruz, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.
O ShoppingSantaÚrsula, em Ribeirão Preto, também oferece uma programação de atividades diversificadas e totalmente gratuitas na sala Clara Cauchick, um espaço que funciona em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo como centro de formação cultural, oferecendo aulas, oficinas e outras atividades artísticas para públicos de todas as idades. O espaço fica no Piso 2 do shopping.
Entre as atividades voltadas ao público 50+, estão ginástica adaptada, oficina de memorização e dança de salão.
– Terças e quintas, das 9h às 10h: ginástica adaptada com foco em mobilidade e envelhecimento ativo.
– Quintas, das 10h às 11h: oficina de memorização para estimular as funções cognitivas.
– Terças, às 13h30 e 16h30: aulas de dança de salão.
As atividades são gratuitas, abertas à comunidade e não exigem inscrição prévia. Basta comparecer ao local no horário das aulas.
Além de atividades físicas
O Shopping Penha, na zona Leste de São Paulo, prepara uma tarde especial para homenagear quem carrega muitas histórias, sabedoria e alegria de viver. Amanhã (27/09) será realizado a 1ª edição do “Baile da Geração Prateada – Para Quem Vale Ouro”, no estacionamento G4, com entrada gratuita, das 15h às 18h30.
O evento traz uma programação exclusiva com DJ e repertório especial que promete embalar a pista com clássicos de várias épocas, correio clegante para espalhar mensagens de carinho e amizade, além do sorteio de ingressos para o cinema.
“Estamos muito felizes em realizar a primeira edição do Baile da Geração Prateada. Esse público é extremamente importante para nós, não apenas pela relevância na economia do shopping, mas também pela presença afetiva e constante em nosso dia a dia. O evento é uma forma de retribuir esse carinho, proporcionando um momento de celebração, música e conexão, do jeito que eles merecem”, afirma Rodrigo Rufino, gerente de marketing do Shopping Penha.
Além disso, o empreendimento também oferece o projeto ‘Viva Bem’, com atividade física para as pessoas 60+ dentro do shopping, das 7h às 9h, todos os dias, com caminhada, aulas de dança e alongamento, estimulando a memória, coordenação motora e, principalmente, o convívio social. Atualmente, já são mais de 100 participantes ativos que buscam o shopping como uma opção de se exercitarem com segurança e supervisão de professores.
Fique de olho
Além das atividades fixa, alguns shoppings promovem eventos específicos para esse público. Foi o caso do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, que promoveu no último dia 21, uma aula de Yoga com vista panorâmica da cidade de São Paulo. A prática contou com a condução de Eduardo Fukuda, referência em Hatha Yoga desde 2002 e coordenador do estúdio Sangha Yoga SP.
“A proposta foi oferecer aos clientes e à comunidade uma oportunidade diferente de conexão com a saúde e o bem-estar. O shopping busca cada vez mais proporcionar experiências que vão além das compras, fortalecendo o relacionamento com nossos consumidores”, revela Eliane Oliveira, coordenadora de marketing do empreendimento.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia,
democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e
morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios,
preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência,
exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.