Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]O cientista do esporte Lorcan Daly, professor na Universidade Tecnológica de Shannon, na Irlanda, tem se dedicado a entender como o envelhecimento afeta a performance de atletas mais velhos.
Seu trabalho revelou algo surpreendente: é possível alcançar alto desempenho físico mesmo começando a treinar mais tarde na vida. Um exemplo inspirador é seu próprio avô, Richard Morgan, que começou a remar aos 73 anos e conquistou quatro títulos mundiais aos 92.
Com base em entrevista ao Business Insider, Daly compartilhou dicas comprovadas para melhorar a saúde física após os 50. Confira abaixo:
Segundo Daly, uma rotina de exercícios eficaz deve combinar treinos aeróbicos com fortalecimento muscular. Essa abordagem foi confirmada por um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, que acompanhou 100 mil pessoas entre 66 e 76 anos.
Aqueles que faziam 150 a 300 minutos de atividades aeróbicas por semana, com exercícios de força uma ou duas vezes, apresentaram risco 41% menor de morte por qualquer causa
Para quem está sedentário, o ideal é começar com caminhadas em dias alternados e exercícios simples, como levantar e sentar de uma cadeira várias vezes. Aos poucos, é possível aumentar a intensidade e adicionar atividades com o próprio peso corporal.
Mesmo pequenas mudanças na rotina podem impactar bastante a saúde, uma pesquisa recente com mais de 12 mil pessoas acima dos 50 anos revelou que apenas 10 minutos diários de atividade física moderada podem reduzir em até 55% o risco de morte.
Incluir o movimento na rotina, como escovar os dentes, é essencial, Daly defende que o exercício deve ser algo automático, incorporado ao dia a dia. Estratégias como associar atividades físicas a momentos fixos, como o café da manhã, ou usar aplicativos para criar recompensas, podem facilitar.
A motivação aumenta quando estamos acompanhados. Participar de grupos ou simplesmente se exercitar com amigos ajuda a melhorar a saúde física, na constância e torna a prática mais prazerosa.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.