Vai de carro no Carnaval? Veja dicas antes de pegar estrada
Elza Fiúza/Agência Brasil
São Paulo, 13/02/2026 - O Carnaval de 2026, que acontece de 14 a 17 de fevereiro, deve movimentar milhões de pessoas. Somente na cidade de São Paulo, a prefeitura estima a circulação de 16,5 milhões de foliões. No Rio de Janeiro, a Riotur projeta que aproximadamente 8 milhões de pessoas passem pela cidade durante este período. Todo este fluxo reflete diretamente na quantidade de veículos circulando pelas rodovias, e consequentemente no número de ocorrências mecânicas nas rodovias.
Os motivos para as temidas panes são diversos e vão de falhas elétricas a superaquecimento do motor. Problemas que de acordo com especialistas podem ser evitados com uma simples manutenção preventiva.
Leia também: Gasolina ou álcool? Com qual combustível abasteço meu carro?
O mecânico Emydio Souza é proprietário de um centro automotivo, na zona leste de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência automotiva, ele dá dicas e avisa que para não ficar parado na estrada. A recomendação principal é fazer uma checagem básica antes de viajar.
“ A verificação do posto é importante, onde geralmente se confere a gasolina, o nível do óleo e a calibragem dos pneus. Mas outros itens importantes do carro necessitam da revisão de um profissional, que é rápida, eficiente e extremamente importante”, alerta o mecânico.
Confira abaixo algumas orientações do especialista:
Sistema de arrefecimento
O radiador, suas mangueiras e o nível do líquido de arrefecimento devem estar em boas condições. O estado ruim de conservação destes itens pode acarretar o superaquecimento do motor.
Leia também: Projeto propõe vistoria obrigatória para carros com mais de 5 anos
Conservação dos pneus
A calibragem dos pneus pode parecer simples, mas também requer cuidados e deve seguir as orientações que constam no manual do automóvel.
É primordial verificar o desgaste dos pneus e, principalmente, confirmar se o estepe está em condições de uso.
Freios e suspensão
As pastilhas, discos e amortecedores que impactam diretamente na segurança do veículo também necessitam ser inspecionados por um mecânico de confiança.
Revisão elétrica
A bateria, alternador e o sistema de iluminação necessitam de uma revisão completa. Vale lembrar que uma bateria fraca ou uma falha elétrica pode deixar o carro parado no meio do percurso.
O mecânico Emydio Souza alerta que além da revisão antes da viagem é importante que o motorista sempre fique atento a barulhos estranhos, vibrações excessivas ou respostas diferentes do motor, sinais de alerta que não podem ser ignorados.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
