Acordo do Mercosul com a União Europeia será assinado hoje no Paraguai
Ricardo Stuckert/PR/Palácio do Planalto
Por Broadcast
17/01/2026 | 12h00
Brasília, 17/01/2026 - A assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) está prevista para às 13h deste sábado em Assunção, informou o governo do Paraguai, que preside temporariamente o bloco sul-americano. A cerimônia terá início às 12h e será realizada no Grande Teatro José Asunción Flores do Banco Central do Paraguai - mesmo local onde o tratado fundador do Mercosul foi assinado em 1991.
O acordo é o mais significativo já alcançado pelo Mercosul em acesso de mercado e vai criar a maior área de livre-comércio do mundo, após 26 anos de negociações. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões de euros. O acordo deve atingir o máximo de liberalização prevista em 15 anos.
Estão previstas as participações do presidente do Paraguai, Santiago Peña, da Argentina, Javier Milei, do Uruguai, Yamandú Orsi, e da Bolívia, Rodrigo Paz. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai comparecer à cerimônia e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O lado europeu será representado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Os chefes das delegações devem chegar às 11h30 no local, conforme cronograma divulgado pelo Paraguai. Às 12h, a cerimônia terá início com discurso dos chefes das delegações dos países membros do Mercosul e da União Europeia. Às 13h, o acordo será assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos países envolvidos e às 13h15 haverá a foto oficial. A cerimônia será transmitida pela Tv do Paraguai.
(Por Isadora Duarte)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
