Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Antidumping sobre alto-falantes chineses para carros é prorrogado por 5 anos

Envato

Indústria da música comemora medida antidumping pela Camex - Envato
Indústria da música comemora medida antidumping pela Camex

Por Eduardo Rodrigues e Cícero Cotrim, da Broadcast

redacao@viva.com.br
28/11/2025 | 09h42 ● Atualizado | 09h43
Brasília, 28/11/2025 - O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou por até cinco anos a aplicação de direito antidumping definitivo sobre alto-falantes - com peso superior a 18 gramas, para uso em veículos automóveis terrestres - originárias da China. 
O Brasil aplica a sobretaxa sobre o produto chinês desde 2007. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 
A Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima) diz, por meio de nota, que a medida vai garantir a "estabilidade da cadeia produtiva" e impulsionar as exportações de alto-falantes brasileiros.
"A manutenção da política evita perdas de mercado e garante estabilidade a uma cadeia produtiva, que gera cerca de 8 mil empregos diretos", diz a entidade, por meio de nota. "A indústria estima um faturamento anual de R$ 1,2 bilhão, com arrecadação de aproximadamente R$ 400 milhões em tributos."

O que é dumping e antidumping?

Dumping é uma prática comercial em que um país ou empresa vende produtos em um mercado externo a preços significativamente mais baixos do que os praticados no mercado interno ou abaixo do custo de produção. Essa estratégia pode ser utilizada para conquistar participação de mercado em outros países, eliminar concorrentes ou escoar excessos de produção.
Entretanto, outros países podem adotar proteções para garantir a competitividade da produção interna do mesmo produto, que são as medidas antidumping.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) também tem regras e diretrizes para lidar com práticas de dumping e garantir um comércio justo entre os países.
Como explica o Ministério das Relações Exteriores, o dumping pode ter várias consequências econômicas, tanto para o país exportador quanto para o país importador. Para o país importador, o dumping pode inicialmente beneficiar os consumidores com preços mais baixos, mas a longo prazo pode prejudicar a indústria local, que pode ter dificuldade em competir com os preços artificialmente baixos dos produtos importados, causando perdas de empregos e ao fechamento de empresas locais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias