Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira

Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra Bolsonaro em Brasília na manhã desta sexta-feira, 18 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra Bolsonaro em Brasília na manhã desta sexta-feira, 18

Por Luana Pavani e Paula Bulka Durães

[email protected]
Publicado em 18/07/2025, às 09h23 - Atualizado às 09h57

São Paulo, 18/07/2025 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), em Brasília, de dois mandatos de busca e apreensão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente ficará submetido a medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Bolsonaro também está proibido de acessar as redes sociais. 

Um dos mandatos é cumprido nesta sexta-feira na residência do ex-presidente e outra na sede do Partido Liberal (PL). Segundo apuração da CNN Brasil, a PF apreendeu US$ 14 mil na casa de Bolsonaro, que está proibido de se comunicar de autoridades diplomáticas e com o filho, o deputado sem exercício, Eduardo Bolsonaro.
O PL manifesta, em nota assinada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, "estranheza e repúdio pela ação conduzida pela PF". Além de considerar os mandatos expedidos pelo STF "desproporcionais". 
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse ter recebido "com surpresa e indignação" a imposição de medidas cautelares na manhã desta sexta-feira. Os advogados de Bolsonaro ainda classificaram as medidas de "severas" e alegaram que, até o presente momento, ele "sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário".
Por fim, a equipe jurídica de Bolsonaro disse que vai se pronunciar "oportunamente" e informou ainda não conhecer a decisão judicial.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comemorou a operação em publicação no Instagram. "Grande dia! PF cumpre mandado na casa de Jair Bolsonaro e ele vai passar a usar tornozeleira eletrônica, além de estar proibido de usar as redes sociais. Tá na hora do Jair embora."

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias