Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Bolsonaro passa por novo procedimento para amenizar crises de soluço

Wilton Júnior / Estadão Conteúdo

Contra crises de soluço, Bolsonaro se submeteu a procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico; ele deve ter alta no dia 1º - Wilton Júnior / Estadão Conteúdo
Contra crises de soluço, Bolsonaro se submeteu a procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico; ele deve ter alta no dia 1º

Por Pepita Ortega e Gabriel Hirabahasi, da Broadcast

redacao@viva.com.br
29/12/2025 | 17h24 ● Atualizado | 17h47

Brasília, 29/12/25 - Terminou por volta das 15h05 desta segunda, 29, o procedimento ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido com vistas a amenizar suas crises de soluço. A informação foi divulgada pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro em seu perfil no Instagram.

Na postagem, Michelle disse estar aguardando a subida do marido para o quarto no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento durou cerca de uma hora.

Leia também: Bolsonaro está sendo medicado para evitar trombose, informa hospital

Bolsonaro passou pelo primeiro procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico do sábado, 27. Na ocasião, o procedimento foi focado no nervo direito. Hoje, o tratamento focou no lado esquerdo do nervo.

Mais cedo, um dos filhos do ex-presidente, Jair Renan, esteve no hospital para ver o pai. Ao sair, disse a jornalistas: "Meu pai não está bem, se estivesse bem não estava fazendo a cirurgia".

Réveillon no hospital

Bolsonaro deve passar a virada do ano internado, para acompanhamento pós-operatório da cirurgia e dos procedimentos pelos quais passou nos últimos dias. A indicação é da equipe médica do ex-presidente, que espera que ele só tenha alta no dia 1° de janeiro de 2026.

"Estamos trabalhando com a hipótese de que, se não houver novas intercorrências, ele fique até quinta-feira", afirmou Cláudio Birolini, médico do ex-presidente.

Os médicos ressaltaram que o procedimento realizado hoje foi "tranquilo" e que o quadro de Bolsonaro está "evoluindo de forma bastante satisfatória". O procedimento durou cerca de uma hora, mas os médicos acompanharam o pós-operatório de Bolsonaro por mais uma hora, em razão de uma crise hipertensiva do ex-presidente. O quadro dele é considerado estável.

Análise do comportamento

Segundo a equipe, Bolsonaro ficará em observação nas próximas 24 a 48 horas para análise do comportamento dos episódios de soluço. De acordo com eles, se houver melhora, serão debatidos possíveis procedimentos futuros.

Ainda segundo a equipe, Bolsonaro deve passar por uma nova endoscopia entre amanhã e quarta-feira. Nesta madrugada, o ex-presidente refez o exame de polissonografia, para estudo de apneia do sono.

Os médicos indicaram que Bolsonaro tem um quadro de apneia grave, com 50 episódios de interrupção do sono por hora, inclusive com padrão obstrutivo. Por isso, o ex-presidente deve ficar nos próximos dias, no hospital, dormindo com um equipamento estilo CEPAP.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias