Bolsonaro está sendo medicado para evitar trombose, informa hospital
Wilton Júnior / Estadão Conteúdo
Por Gabriel de Sousa e Flávia Said, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 26/12/2025 - Além de ter começado a reabilitação com fisioterapia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo medicado para evitar trombose e também para alívio da dor. Segundo boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira, 26, foram realizados ajustes das medicações para soluço e para doença do refluxo gastro-esofágico.
Não há previsão de novos exames complementares ou procedimentos nesta sexta. O boletim é assinado pelo cirurgião geral Claudio Birolini, pelos cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado e pelo diretor geral do Hospital DF Star, Allisson B. Barcelos Borges.
Leia também: O que é trombose? Saiba sintomas, causas e tratamentos
Bolsonaro foi internado no DF Star, em Brasília, na quarta-feira, 24 de dezembro, para a realização de uma cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral. O procedimento foi concluído sem intercorrências na quinta-feira, 25, com duração de três horas e meia.
O ex-presidente permanece no hospital para cumprir um período de recuperação de cinco a sete dias, sob cuidados pós-operatórios, como analgesia, fisioterapia motora e prevenção de trombose venosa. Os médicos vão avaliar na próxima segunda-feira, 29, se irão submeter o ex-chefe do Poder Executivo a um procedimento para tratar dos soluços.
O que é trombose?
A trombose acontece por conta da formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando ele se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Quem corre mais risco?
Embora a doença possa afetar qualquer pessoa, certos grupos precisam de atenção redobrada. O perfil de maior risco inclui pessoas com histórico familiar de trombose, varizes, fumantes, obesos, gestantes e indivíduos que passaram por cirurgias recentes ou fazem uso de anticoncepcionais. Estatisticamente, a trombose venosa acomete mais homens do que mulheres, especialmente a partir dos 50 anos.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
