Brasil aciona Organização Mundial do Comércio contra tarifas dos EUA

Divulgação/Porto de Santos

Para o Itamaraty, a decisão de Donald Trump viola as diretrizes da OMC - Divulgação/Porto de Santos
Para o Itamaraty, a decisão de Donald Trump viola as diretrizes da OMC
Por Paula Bulka Durães paula.bulka@viva.com.br

Publicado em 06/08/2025, às 14h24

São Paulo, 06/08/2025 - O Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitou consulta contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC). O pedido questiona as medidas adotadas pelos estadunidenses, que podem elevar as tarifas dos produtos brasileiros em 50%. 

Para o Itamaraty, a decisão de Donald Trump viola as diretrizes da OMC. "Ao impor as citadas medidas, os EUA violam flagrantemente compromissos centrais assumidos por aquele país na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito daquela organização", destaca o ministério em nota.

Leia também: Tarifas de Trump entram em vigor hoje sobre 36% das exportações brasileiras

A intenção do governo federal é abrir diálogo com os Estados Unidos através da mediação da OMC, que prevê como primeira etapa de solução de controvérsias, consultas bilaterais. A data e o local serão acordados entre os dois países nas próximas semanas. Segundo o Itamaraty, "O governo brasileiro reitera sua disposição para negociação".

O pedido de consulta foi autorizada ao MRE na segunda-feira, 4, pelo Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias