Concessões do consignado privado encolhem 44,9% em maio ante abril

Envato

Na modalidade Crédito do Trabalhador, o saldo cresceu 4,1% de abril para maio - Envato
Na modalidade Crédito do Trabalhador, o saldo cresceu 4,1% de abril para maio

Por Célia Froufe e Cícero Cotrim, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 27/06/2025, às 10h41

Brasília, 27/06/2025 - As concessões de crédito consignado para trabalhadores do setor privado encolheram 44,9% em maio, na comparação com abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. Ao todo, somaram R$ 3,085 bilhões - uma alta de 37,4% frente ao mesmo período de 2024.

Os números refletem o impulso do novo modelo de consignado privado, o Crédito do Trabalhador, lançado pelo governo no fim de março. O saldo da modalidade cresceu 4,1% de abril para maio, para um total de R$ 46,561 bilhões.

A taxa média de juros do consignado privado caiu a 55,6% ao ano, de 59,1% em abril. O governo espera que, com o Crédito do Trabalhador, o tomador migre para linhas com taxas mais baixas. O comportamento dos juros no consignado privado, porém, tem registrado alta neste primeiro momento, refletindo a adaptação de instituições financeiras à modalidade e o interesse pelo segmento.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias