Congresso aprova medida que pode dar aos partidos mais R$ 160 milhões
Gustavo Bezerra
Por Naomi Matsui, Pepita Ortega e Victor Ohana, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 04/12/2025 - O Congresso deu aval hoje para uma correção do Fundo Partidário que pode custar cerca de R$ 160 milhões no Orçamento de 2026. A medida beneficia os partidos políticos dos próprios parlamentares. O trecho foi incluído durante votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e estabelece a correção do Fundo Partidário, desde 2016, conforme as regras do arcabouço fiscal.
Durante sessão do Congresso para votar o PLDO, o Novo apresentou um destaque - pedido de votação separada - pedindo a retirada dessa correção. A solicitação, no entanto, foi derrotada, e o Congresso manteve o reajuste. A votação foi feita de forma simbólica, em um plenário esvaziado.
Leia também: Congresso mantém veto de Lula a regras para BPC e Bolsa Família
"Onde vamos parar? Esse saco não tem fundo. Não há dinheiro suficiente para a fome dos partidos políticos, enquanto o brasileiro passa fome real", afirmou o líder do Novo na Câmara, Marcel van Hattem (Novo-RS).
O relator do PLDO, Gervásio Maia (PSB-PB), afirmou ser contra o aumento sob o argumento de que elevar o Fundo Partidário não deveria ser uma prioridade, mas descartou retirar a correção.
O aumento foi apresentado pelo deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), que, ao propor a alteração, se limitou a pedir apoio dos pares, alegando que o pleito "é de interesse de todos os parlamentares e de todos os partidos políticos". O Fundo Partidário é composto por dinheiro público e serve para os partidos custearem suas despesas. Há ainda o Fundo Eleitoral, destinado a bancar campanhas eleitorais.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
