São Paulo, 26/07/2025 - O Corinthians enfrenta o Botafogo às 18h30 deste sábado, no Engenhão, em jogo que marca o retorno de Yuri Alberto, desfalque por um mês em razão de uma fratura vertebral.
Dorival Júnior vai começar com o atacante no banco, onde haverá companhia de outros jogadores que costumam ser titulares, poupados porque o clássico de quarta-feira, contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, foi colocado acima da 17ª rodada do Brasileirão.
Yuri, que na quinta-feira estendeu seu contrato com o clube até 2030, deve ser utilizado no segundo tempo para ganhar ritmo antes do Dérbi.
No Rio, os corintianos vão encontrar botafoguenses empolgados com a contratação do volante Danilo, ex-Palmeiras e que estava no Nottingham Forest. O novo reforço, contudo, ainda não vai a campo, pois se prepara para fazer a estreia na próxima rodada, em duelo com o Cruzeiro.
Desde que voltou do Mundial de Clubes eliminado pelo Palmeiras e demitiu Renato Paiva, o Botafogo tem mostrado evolução sob o comando de Davide Ancelotti, filho do treinador da seleção brasileira, mas enfrentou times da parte de baixo da tabela. Empatou com o Vitória e venceu o Vasco e o Sport. De qualquer forma, ocupa a quinta colocação, com 25 pontos.
O treinador italiano não conta com Marlon Freitas, suspenso, portanto a contenção do meio de campo deve ser formada por Allan e Newton.
BOTAFOGO X CORINTHIANS
- BOTAFOGO - John; Vitinho, Kaio Fernando, A. Barboza e Alex Telles; Allan, Newton, Artur (Nathan Fernandes) e Montoro; Savarino e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
- CORINTHIANS - Hugo Souza; Léo Mana, Cacá, João Pedro Tchoca e Angileri; Raniele, Charles e Luiz Gustavo Bahia; Carrillo, Talles Magno e Ángel Romero. Técnico: Dorival Júnior.
- ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
- HORÁRIO - 18h30.
- LOCAL - Engenhão, no Rio (RJ).
Palmeiras encara o Grêmio antes do Dérbi
Mais confiante depois de duas vitórias seguidas, o Palmeiras tenta emplacar o terceiro triunfo consecutivo no Brasileirão. Após visitar o Fluminense no Rio, o time paulista volta a jogar em sua casa, o Allianz Parque. O oponente é o Grêmio, em duelo marcado para as 21h deste sábado. Será a última partida antes do primeiro dos dois clássicos com o Corinthians pela Copa do Brasil.
As últimas duas vitórias levaram o Palmeiras ao terceiro posto na tabela. São 29 pontos, cinco a menos que o líder Cruzeiro, mas com 14 jogos, isto é, dois ainda por fazer em relação aos mineiros e a boa parte dos rivais da Série A.
Um trunfo do Palmeiras é a provável volta de Piquerez. Ele se livrou das dores no ombro, treinou na sexta-feira e deve jogar. Um dos líderes do elenco, o uruguaio renovou seu contrato até 2030.
Outro reforço é Bruno Fuchs, zagueiro que cumpriu suspensão na rodada anterior. São baixas Felipe Anderson, machucado, e Allan, suspenso. Sosa é o mais cotado para ser titular no ataque na vaga de Felipe Anderson.
Eliminado da Sul-Americana na última quarta-feira, o Grêmio faz campanha abaixo da mediocridade no Brasileirão. Tem flertado com a zona de rebaixamento, da qual está distante apenas três pontos - é o 14º, com 17 pontos.
Desfalcam os gaúchos o volante Villasanti, com uma indisposição estomacal, o meia Cristaldo, em recuperação de desconforto muscular, e o atacante André Henrique, que teve lesão de grau um diagnosticada na coxa esquerda.
PALMEIRAS X GRÊMIO
- PALMEIRAS - Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio; Facundo Torres, Sosa e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
- GRÊMIO - Tiago Volpi, Gustavo Martins, Kannemann , Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Alex Santana e Riquelme (Edenilson), Alysson, Braithwaite e Cristian Olivera. Técnico: Mano Menezes.
- ÁRBITRO - Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).
- HORÁRIO - 21h.
- LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).
Fortaleza busca a reação imediata diante do Red Bull Bragantino
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza ainda busca reagir sob o comando do técnico Renato Paiva. Sem vencer há seis jogos, o time cearense tenta ganhar um respiro diante do Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30, na Arena Castelão, pela 17ª rodada.
O técnico português estreou com um empate por 1 a 1 contra o Bahia e não atuou no meio de semana. Renato Paiva teve tempo para treinamentos para voltar a vencer na competição. Com 11 pontos e na vice-lanterna, uma vitória ainda não é suficiente para deixar a zona de rebaixamento nesta rodada.
O Red Bull Bragantino chega em viés de baixa para o duelo. O time paulista não vence há três rodadas, com duas derrotas seguidas, sendo a última no confronto direto diante do Flamengo, de virada, por 2 a 1, em Bragança Paulista (SP). Mesmo com os resultados adversos, segue no G-4, em quarto lugar, com 27 pontos.
Renato Paiva vai ter problemas para definir a escalação. Suspensos pelo terceiro amarelo, o meia Emmanuel Martínez e o atacante Lucero são desfalques. O primeiro não deve ser problema, uma vez que foi reserva diante do Bahia. Já no ataque, Bareiro deve herdar a vaga.
Paiva ainda tem duas dúvidas. Substituídos por lesão, o zagueiro Brítez e o atacante Marinho ainda serão reavaliados. Caso não tenham condições de jogo, Mancuso e Herrera devem ser acionados.
A novidade, portanto, deve surgir no gol. Contratado às pressas após lesão de João Ricardo, Vinícius Silvestre deve assumir a meta cearense.
Do outro lado, o técnico Fernando Seabra não contará com o experiente Juninho Capixaba. Com uma lesão ligamentar, o lateral-esquerdo segue como desfalque e Guilherme Lopes continua no time. Quem também está fora é o goleiro Cleiton, que levou o terceiro amarelo diante do Flamengo. Com isso, Lucão volta a assumir a meta.
Uma surpresa pode ser o volante Praxedes, que retorna ao clube após série de empréstimos e voltou a ser relacionado por Seabra: "Essas passagens em alguns clubes fizeram eu mudar minha mentalidade. Trabalhei com grandes jogadores, que me ajudaram bastante nesse processo e volto mais maduro, com toda certeza. Muito mais focado", disse o volante.
FORTALEZA X RED BULL BRAGANTINO
- FORTALEZA - Vinícius Silvestre; Mancuso, Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Matheus Pereira, Lucas Sasha e Pochettino; Herrera, Bareiro e Bruno Lopes. Técnico: Renato Paiva.
- RED BULL BRAGANTINO - Lucão; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Guilherme Lopes; Gabriel, Eric Ramires e Jhon Jhon; Lucas Barbosa, Eduardo Sasha e Henry Mosquera. Técnico: Fernando Seabra.
- ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).
- HORÁRIO - 18h30.
- LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Invicto há sete jogos, Mirassol pode entrar pela 1ª vez no G-6
Com uma campanha surpreendente e derrubando expectativas de que brigaria contra o rebaixamento, o debutante Mirassol pode entrar pela primeira vez no G-6 - grupo da pré-Libertadores - no Campeonato Brasileiro. Invicto no Estádio José de Campos Maia, o time do interior paulista recebe o Vitória, neste sábado, às 18h30, pela 17ª rodada.
Sem perder há sete jogos e com duas partidas a menos - 14 a 16 - na tabela, o Mirassol ocupa a sétima colocação, com 24 pontos, um a menos que Botafogo e Bahia. Na última rodada, foi novamente eficiente, ao vencer por 2 a 0 o Ceará, na Arena Castelão. Para entrar na zona de classificação, além dos três pontos, terá que secar os concorrentes ao fim da rodada.
Do outro lado, o Vitória quer seguir reagindo sob o comando de Fábio Carille. Já são três jogos sem perder, com uma vitória e dois empates. O último, o 2 a 2 emocionante diante do lanterna Sport, em casa. O time nordestino aparece fora da zona de rebaixamento, com 16 pontos, dois a mais que o Santos.
O técnico Rafael Guanaes terá a volta de dois titulares no time paulista. Após cumprirem suspensão, o lateral direito Lucas Ramon e o zagueiro João Vitor estão confirmados. Em contrapartida, o treinador não terá o volante Danielzinho, que cumprirá a automática por ter levado três cartões amarelos. Roni e Yago Felipe disputam a vaga no meio de campo. Outra alternativa, se quiser um time mais ofensivo, Chico Kim poderá ser a surpresa na escalação.
Contratado na janela do meio do ano, o atacante Chico da Costa vem sendo um dos destaques. Em três jogos, já anotou três gols e assumiu o posto deixado pelo artilheiro do ano passado, Dellatorre, negociado com o Coritiba: "Cheguei para somar e o grupo estava pronto. Já tinha observado o projeto e vi como o time jogava. O grupo é bom no dia a dia e nossa união fez com que a gente conquistasse pontos muito importantes", destacou o camisa 91.
Do outro lado, Carille terá desfalques e retornos. O atacante Erick, autor de um dos gols diante do Sport, levou o terceiro amarelo e está fora. Por outro lado, voltando de suspensão, o atacante Osvaldo deve ocupar uma vaga.
Outra baixa é o meia e camisa 10 Matheuzinho. Com uma lesão no tornozelo, sequer viajou com a delegação. Ronald Lopes, mais provável, e Felipe Cardoso aparecem como prováveis substitutos.
Com uma sequência pesada pela frente, Fábio Carille analisou o desgaste físico da equipe e agora pretende se manter fora da zona de rebaixamento: "Estamos fora deste grupo, apesar de que alguns times têm menos jogos que nós. Vamos precisar de todo mundo ter paciência e escutar os departamentos para fazer um bom jogo contra o Mirassol", comentou o comandante.
MIRASSOL X VITÓRIA
- MIRASSOL - Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura, Roni e Gabriel; Alesson, Chico da Costa e Negueba. Técnico: Rafael Guanaes.
- VITÓRIA - Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos e Maykon; Baralhas, Willian Oliveira e Ronald Lopes; Osvaldo, Renato Kayzer e Lucas Braga. Técnico: Fábio Carille.
- ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (RJ).
- HORÁRIO - 18h30.
- LOCAL - Estádio Campos Maia, em Mirassol (SP).
Com Neymar sob pressão, Santos busca reação urgente
Em situação delicada no Campeonato Brasileiro e com seu principal jogador sob pressão, o Santos tem um duplo desafio neste sábado, às 18h30, na Ilha do Retiro, contra o lanterna Sport. Frear a sequência de derrotas que levou o time de volta à zona de rebaixamento e buscar uma reabilitação iminente para amenizar o clima de tensão que tomou conta da Vila Belmiro é o grande objetivo do treinador Cleber Xavier.
Sem conseguir engrenar no torneio nacional, o time santista teria em Neymar o principal alicerce para dar a volta por cima e lutar por ambições maiores. No entanto, a realidade tem se mostrado cruel para os torcedores da baixada. Alvo de provocações dos adversários, o camisa 10 tem perdido a cabeça com facilidade. Pior, com a bola nos pés, tem sido pouco decisivo nesse momento de fragilidade.
Após marcar o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo, ele deu mostras de que tem sentido a pressão de ser o "salvador da pátria" da equipe. Diante do Mirassol (revés de 3 a 0), se irritou com os adversários, polemizou com a torcida (fez um sinal indicando que o time do interior era "pequeno") e deixou o campo bastante irritado.
Na derrota diante do Inter na última rodada, ele voltou a chamar a atenção por estar com os nervos à flor da pele. Discutiu com um torcedor santista à beira do campo e a briga só terminou graças à intervenção do goleiro João Paulo, que tirou o craque do local do entrevero.
Em meio a esse clima tenso, o Santos ainda ganhou um problema de última hora: o desfalque do experiente volante Willian Arão. Recém-contratado, ele treinou no meio-campo, mas sentiu um desconforto e foi diagnosticado com edema muscular na panturrilha direita. O atacante Guilherme, lesão no tornozelo, e Gil, suspenso pelo terceiro amarelo, também estão fora.
Com seu trabalho em xeque pela falta de resultados, Cleber Xavier tenta achar uma fórmula para tirar o Santos das últimas colocações, mas os resultados insistem em não aparecer. Com 14 pontos, a equipe encabeça a zona de rebaixamento na 17ª colocação. Com um aproveitamento pífio de 31%, o time obteve apenas quatro vitórias em 15 confrontos.
Diante do time de pior campanha (o Sport ainda não venceu no Brasileirão e marcou apenas sete gols em 14 rodadas), o treinador centrou o foco no seu ataque. Isso sem descuidar da marcação. Diante deste cenário, treinos voltados para os atacantes e homens de meio foram executados esta semana.
Do outro lado, em busca do primeiro triunfo, o Sport vai buscar forças no mando de campo para tentar mudar o seu decepcionante histórico na competição. A diretoria rubro-negra divulgou que os ingressos estão esgotados para o confronto. Com capacidade limitada, a Ilha do Retiro pouco mais de 26 mil pessoas.
O treinador Daniel Paulista espera contar com o retorno do centroavante Pablo para o encontro com os santistas. A outra alteração pode surgir o gol. Caíque França deve dar lugar a Gabriel Vasconcelos no gol pernambucano.
SPORT X SANTOS
- SPORT - Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Igor Cairús; Rivera, Zé Lucas e Lucas Lima; Barletta, Derick Lacerda e Ignácio Ramirez. Técnico: Daniel Paulista.
- SANTOS - Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; João Schmidt, Zé Rafael e Neymar. Rollheiser, Barreal e Deivid Washington (Tiquinho Soares). Técnico: Cleber Xavier.
- ÁRBITRO - Rafael Klein (RS).
- HORÁRIO - 18h30.
- LOCAL - Ilha do RetiroMineirão, no Recife (PE).