Fernando Frazão/Agência Brasil
São Paulo, 04/07/2025 - O reajuste anual da Enel SP, empresa privada que distribui a energia elétrica no estado de São Paulo, começa a valer a partir desta sexta-feira, 4. A tarifa sofreu um aumento médio de 13,94% para consumidores de 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital paulista.
O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira, 1º. De acordo com a agência reguladora, para consumidores residenciais, ligados em baixa tensão, o aumento será de 13,26%. Já estabelecimentos ligados em alta tensão, como indústrias, a alta média será 15,77%. A Enel SP atente 8,07 milhões unidades consumidoras.
A Agência também anunciou altas nas tarifas da Energia Tocantis e da Energisa Sul-Sudeste. Para a Energisa Tocantins Distribuidora de Energia (ETO), foi aprovada alta média de 12,68%. Para os consumidores conectados na alta tensão, como indústrias, a alta média será de 13,25%. Já para os conectados na baixa tensão, como residências e comércios, o reajuste será de 12,55%. As mudanças também passam a valer nesta sexta-feira.
Já o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Sul-Sudeste (ESS) tem aumento médio de 19,05%. Os consumidores na baixa tensão, como residências e pequenos comércios, terão alta média de 19,15%, enquanto os da alta tensão, como indústrias, enfrentarão reajuste de 18,80%. Os porcentuais serão aplicados a partir do dia 12 deste mês.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.