Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Estamos em guerra contra o narcotráfico, não contra a Venezuela, dizem os EUA

Reprodução/Instagran/@marcorubio

O comentário acontece depois de Washington justificar a deposição de Nicolás Maduro pela falta de apoio no combate ao narcotráfico na região - Reprodução/Instagran/@marcorubio
O comentário acontece depois de Washington justificar a deposição de Nicolás Maduro pela falta de apoio no combate ao narcotráfico na região

Por Isabella Pugliese Vellani, da Broadcast

redacao@viva.com.br
04/01/2026 | 12h30 ● Atualizado | 12h50

São Paulo, 04/01/2026 - O secretário de Estado americano, Marco Rubio, avaliou que os EUA estão em guerra contra organizações de narcotráfico e não contra a Venezuela, em entrevista para a NBC News neste domingo. O comentário acontece depois de Washington justificar a deposição do líder venezuelano Nicolás Maduro pela falta de apoio no combate ao narcotráfico na região.

Continuamos com o direito de fazer ataques contra navios de narcotraficantes que trazem drogas para os EUA e estão sendo operados por organizações criminosas, incluindo o Cartel de los Soles - que agora o líder está sob custódia americana”, disse.

Leia também: Papa Leão XIV diz acompanhar situação na Venezuela com "profunda preocupação"

Rubio afirmou que são esperadas “mudanças de todas as maneiras” na Venezuela e que as alterações mais imediatas são aquelas que atendem aos interesses nacionais dos EUA.

“Os primeiros passos são garantir o que é do interesse nacional dos Estados Unidos e também benéfico para o povo da Venezuela. Chega de tráfico de drogas, chega de presença do Irã/Hezbollah na Venezuela, chega de usar a indústria do petróleo para enriquecer todos os nossos adversários”, destacou.

Sobre “governar” o país latino, ele mencionou que “quer que a Venezuela siga numa determinada direção porque não só achamos que é bom para o povo venezuelano, como também é do interesse nacional americano”.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias