Pós-Carnaval acabou? Saiba como 'limpar' o corpo após a folia
Adobe Stock
São Paulo, 22/02/2025 - O pós-Carnaval está acabando e, após dias de folia, pouco sono e consumo de bebidas alcoólicas, é comum que o corpo sinta os efeitos dos excessos como cansaço, desidratação e dores de cabeça. Muitas pessoas buscam as famosas dietas "detox" ou restrições severas para tentar "correr atrás do prejuízo", mas especialistas alertam que essa não é a melhor estratégia.
Leia também: Qual a fruta que contém 90% de água e é excelente para o verão?
"Detox" milagroso é um mito
A primeira lição pós-folia é entender que nenhum suco ou alimento isolado tem o poder de "limpar" o organismo por conta própria. Segundo especialistas, o nosso corpo já possui órgãos especializados nessa função, como o fígado e os rins.
A nutricionista Heloísa Theodoro, membro do Departamento de Nutrição da Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), explica que o fígado não precisa de 'alimentos detox', pois já possui sistemas eficientes de biotransformação. "A alimentação adequada dá suporte fisiológico a esses processos, não os substitui nem os acelera de forma aguda", observa.
A nutróloga Angela Vianello reforça que o termo 'detox', no sentido científico, não é correto, pois a desintoxicação já é feita pelo nosso organismo. O verdadeiro papel da alimentação nessa fase é fornecer suporte:
O organismo já tem um sistema de limpeza eficiente. O que esses alimentos fazem é dar suporte nutricional para o corpo retomar o equilíbrio: menos inflamação, mais hidratação, digestão melhor e reposição de nutrientes."
O que ajuda a 'limpar o organismo'?
A combinação de suor intenso e álcool favorece a perda de líquidos e de eletrólitos importantes, como sódio, potássio e magnésio. Por isso, a nutricionista destaca que a ingestão de água deve ser a primeira estratégia adotada, ajudando a corrigir a desidratação e a aliviar sintomas como dor de cabeça, tontura e fadiga.
Para repor as perdas com segurança, pode-se apostar em:
- Água pura ou com limão, que facilita a digestão e fornece vitamina C;
- Água de coco, que é uma excelente fonte natural de eletrólitos.
- Chás (como hortelã, gengibre e boldo) e isotônicos, caso haja sintomas de desidratação mais severa.
Leia também: Siga 10 passos simples para manter uma alimentação saudável no dia a dia
Cortar carboidratos não é o ideal
Muitos foliões decidem cortar os carboidratos para tentar diminuir o inchaço rapidamente, mas isso pode atrasar o retorno da disposição. Após um grande desgaste físico e noites mal dormidas, o corpo precisa repor seus estoques de energia e esses alimentos, na medida certa, ajudam, explica Heloísa Theodoro.
Restringir alimentos fontes de carboidratos apenas para 'compensar' retenção hídrica e 'inchaço' muitas vezes apenas reduz peso hídrico temporário, mas pode prejudicar o restabelecimento de energia e o bem-estar."
Além disso, Angela Vianello alerta que o combo de álcool e privação de sono já deixa o corpo desidratado, inflamado e com deficiência de vitaminas. Apostar em jejuns ou dietas radicais nesse momento pode causar fraqueza, queda de imunidade e até perda de massa muscular.
Leia também: 9 frutas que são fontes de cálcio e fortalecem os ossos
"O corpo está precisando de recuperação, não de mais restrição. Quanto mais você força o corpo com uma restrição pesada, maior a chance de ele reagir com fome intensa, irritação e vontade de comer descontroladamente", alerta a nutróloga.
O ideal é consumir carboidratos de boa qualidade, como arroz, batata, frutas e aveia, combinados com proteínas magras como frango, peixes e ovos, o que ajuda na recuperação muscular e proporciona saciedade sem sobrecarregar o estômago.
Alimentos essenciais
Para ajudar o fígado e o intestino a lidarem com a inflamação e o estresse oxidativo, deve-se apostar em "comida de verdade", e as especialistas indicam:
- Frutas e vegetais coloridos: frutas cítricas, vermelhas e folhas verdes oferecem antioxidantes que modulam o estresse causado pelo álcool;
- Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor e repolho possuem compostos bioativos que dão suporte às enzimas do fígado;
- Alimentos ricos em água e potássio: melancia, pepino e banana ajudam a eliminar o excesso de sódio e reduzir o inchaço;
- Especiarias aliadas: o gengibre ajuda a aliviar náuseas e melhora a digestão. A cúrcuma e a canela possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes modestos quando incluídas na rotina alimentar (como em chás ou iogurtes), servindo como adjuvantes na recuperação.
Para garantir uma bom funcionamento do organismo após a extensão da folia, o ideal é evitar refeições muito gordurosas, frituras e o consumo de mais bebidas alcoólicas nas primeiras 48 horas. As especialistas indicam retomar a rotina alimentar normal, beber muita água e aguardar o corpo fazer o seu processo natural de recuperação.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
