Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

EUA são a principal fonte de risco global em 2026, diz consultoria Eurasia

Fotos Públicas

Fundador do Eurasia Group, Ian Bremmer diz que "Trump está agindo como se fosse um líder que não tem limites de mandato" - Fotos Públicas
Fundador do Eurasia Group, Ian Bremmer diz que "Trump está agindo como se fosse um líder que não tem limites de mandato"

Por Altamiro Silva Junior, da Broadcast

redacao@viva.com.br
05/01/2026 | 14h11

São Paulo, 05/01/2026 - Os Estados Unidos são a principal fonte de risco para a economia mundial em 2026, de acordo com a consultoria de risco político Eurasia, que apresentou hoje a lista dos 10 maiores riscos para o planeta.

"Trump está tentando desmantelar os controles sobre seu poder, capturar a máquina do governo e usá-la contra seus inimigos", comenta a Eurasia em relatório apresentado hoje pelo fundador e presidente da Eurasia Group, Ian Bremmer.

Leia também: Ataque a Venezuela gera dúvidas sobre direitos internacionais, diz Conselho Europeu

"Trump está agindo como se fosse um líder que não tem limites de mandato", disse Bremmer aos jornalistas.

A Doutrina Donroe, termo cunhado por Trump dentro da estratégia de colocar a América Latina - e o Hemisfério Ocidental - como área principal para os EUA, é o terceiro maior risco para a economia mundial em 2026, de acordo com a Eurasia. "Em 2026, essa postura aumentará o risco de excessos políticos e consequências indesejadas."

'Europa cercada'

Entre os demais riscos citados no relatório, está a "Europa cercada", tópico que ressalta que a região está perdendo influência política e se mostrando incapaz de "preencher o vácuo de segurança" deixado pelo recuo da América de Trump. O quinto risco está relacionado com este e é a "guerra híbrida de Putin", com chance de escalar da Ucrânia para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O relatório cita ainda a Inteligência Artificial, em oitavo entre os maiores riscos. "Sob pressão para gerar receita e justificar avaliações exorbitantes, algumas empresas de IA adotarão modelos de negócios extrativos que ameaçam a estabilidade social e política", comenta a Eurásia.

Bremmer ressaltou que as relações entre Washington e a China estão mais estáveis agora do que muitos esperavam em 2025, por isso o tema não entrou na lista de maiores riscos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias