EUA são a principal fonte de risco global em 2026, diz consultoria Eurasia
Fotos Públicas
Por Altamiro Silva Junior, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 05/01/2026 - Os Estados Unidos são a principal fonte de risco para a economia mundial em 2026, de acordo com a consultoria de risco político Eurasia, que apresentou hoje a lista dos 10 maiores riscos para o planeta.
"Trump está tentando desmantelar os controles sobre seu poder, capturar a máquina do governo e usá-la contra seus inimigos", comenta a Eurasia em relatório apresentado hoje pelo fundador e presidente da Eurasia Group, Ian Bremmer.
Leia também: Ataque a Venezuela gera dúvidas sobre direitos internacionais, diz Conselho Europeu
"Trump está agindo como se fosse um líder que não tem limites de mandato", disse Bremmer aos jornalistas.
A Doutrina Donroe, termo cunhado por Trump dentro da estratégia de colocar a América Latina - e o Hemisfério Ocidental - como área principal para os EUA, é o terceiro maior risco para a economia mundial em 2026, de acordo com a Eurasia. "Em 2026, essa postura aumentará o risco de excessos políticos e consequências indesejadas."
'Europa cercada'
Entre os demais riscos citados no relatório, está a "Europa cercada", tópico que ressalta que a região está perdendo influência política e se mostrando incapaz de "preencher o vácuo de segurança" deixado pelo recuo da América de Trump. O quinto risco está relacionado com este e é a "guerra híbrida de Putin", com chance de escalar da Ucrânia para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O relatório cita ainda a Inteligência Artificial, em oitavo entre os maiores riscos. "Sob pressão para gerar receita e justificar avaliações exorbitantes, algumas empresas de IA adotarão modelos de negócios extrativos que ameaçam a estabilidade social e política", comenta a Eurásia.
Bremmer ressaltou que as relações entre Washington e a China estão mais estáveis agora do que muitos esperavam em 2025, por isso o tema não entrou na lista de maiores riscos.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
