Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Ataque a Venezuela gera dúvidas sobre direitos internacionais, diz Conselho Europeu

Divulgação/Instagran/@alain.berset

O secretário-geral do Conselho Europeu, Alain Berset, afirmou que o direito internacional só faz sentido quando é universal - Divulgação/Instagran/@alain.berset
O secretário-geral do Conselho Europeu, Alain Berset, afirmou que o direito internacional só faz sentido quando é universal

Por Elisa Calmon, da Broadcast

redacao@viva.com.br
04/01/2026 | 16h16 ● Atualizado | 16h47

São Paulo, 04/01/2026 - O secretário-geral do Conselho Europeu, Alain Berset, afirmou que a situação da Venezuela levanta "sérias questões sobre o direito internacional". Por meio de nota, disse ainda que os relatos vindos do país "marcam um momento de profunda incerteza para o povo venezuelano e para a estabilidade e segurança internacionais".

"O Conselho Europeu considera que qualquer uso da força no território de outro Estado levanta sérias questões sob o direito internacional, incluindo os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas de soberania, integridade territorial e não interferência", acrescentou Berset.

Leia também: Brasil e mais cinco países divulgam posição conjunta sobre a Venezuela

O porta-voz defendeu que a transição de poder no país deve ser pacífica, democrática e respeitar a vontade do povo venezuelano. "A democracia só pode prevalecer se for reconquistada pelos próprios venezuelanos, por meio de um processo político inclusivo, eleições confiáveis e a restauração de instituições democráticas que inspirem confiança pública".

Berset fez ainda um paralelo com a situação na Europa. "O Conselho, por meio de sua atuação na Ucrânia, sabe o quão frágil o direito internacional se torna quando o uso da força é normalizado. É por isso que a coerência e a credibilidade são importantes", reforçou.

O porta-voz finalizou dizendo que o direito internacional só faz sentido quando é universal. "Um mundo governado por exceções, padrões duplos ou esferas de influência concorrentes é um mundo mais perigoso".

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias