Genial/Quaest: 51% desaprovam o trabalho do Congresso Nacional

Jefferson Rudy/Agência Senado

Maioria dos entrevistados, 82%, acreditam que emendas parlamentares são desviadas ou alvo de corrupção - Jefferson Rudy/Agência Senado
Maioria dos entrevistados, 82%, acreditam que emendas parlamentares são desviadas ou alvo de corrupção

Por Equipe Broadcast

[email protected]
Publicado em 21/07/2025, às 10h04
São Paulo, 21/07/2025 - Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 21, sobre os trabalhos do Congresso Nacional e sobre as emendas parlamentares, mostra que 51% dos entrevistados desaprovam o trabalho de deputados e senadores, enquanto 42% aprovam e 7% não souberam ou não responderam. 
De acordo com a pesquisa, a desaprovação é maior entre os homens, totalizando 55%, entre as pessoas que possuem curso superior completo, com 59% e com aqueles com renda familiar superior a 5 salários mínimos, totalizando 60%. Em contrapartida, entre os que possuem renda familiar de até dois salários mínimos, a aprovação supera a desaprovação, por 47% contra 44%.
A mesma pesquisa perguntou sobre emendas parlamentares. Do total, 72% não sabem que deputados e senadores têm R$ 50 bilhões em emendas, enquanto 27% sabem. Para 46%, deputados e senadores não deveriam ter emendas parlamentares e 38% concordam que devem ter. E a maioria dos entrevistados, 82% acreditam que as emendas parlamentares são desviadas ou alvo de corrupção. 
A pesquisa foi feita com 2.004 entrevistados entre os dias 10 e 14 de julho em todo o país de forma presencial, a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Palavras-chave congresso corrupção Emendas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias