Envato Elements
Por Anna Scabello, do Broadcast
[email protected]São Paulo, 20/05/2025 - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) registrou queda de 0,32% na segunda prévia de maio, mais intensa do que o recuo de 0,04% observado na mesma leitura do mês passado, informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Houve, nesta leitura, queda mais intensa do Índice de Preços ao Produtor Amplo (-0,21% para -0,59%) e aceleração do Índice de Preços ao Consumidor (0,28% para 0,38%). Em contrapartida, houve moderação na alta do Índice Nacional de Custo da Construção (0,54% para 0,33%).
Calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), o IGP-M é amplamente utilizado para medir a variação de preços em diversos setores da economia. Esse índice tem como objetivo oferecer uma visão abrangente sobre o comportamento dos preços, acompanhando diferentes etapas do processo produtivo e atividades econômicas.
Além de ser uma referência para a economia nacional, o IGP-M se destaca por sua aplicação prática em reajustes contratuais, especialmente em tarifas públicas, contratos de aluguel e serviços essenciais.
O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços em diferentes áreas da economia, combinando os seguintes índices:
A média ponderada desses índices resulta no valor final do IGP-M, garantindo uma análise precisa da inflação em diferentes setores.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.