La Niña pode acabar antes do fim do verão; entenda
Adobe Stock
Por Luciana Collet, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 22/12/2025 - O fenômeno La Niña, atualmente em vigor, deve se manter com intensidade fraca até o fim de fevereiro de 2026, enquanto avança a perspectiva de que até o fim do verão se estabeleça a "neutralidade" climática, disseram técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante reunião do Programa Mensal de Operação (PMO) nesta segunda-feira.
As diferentes previsões climatológicas apontam, em maior concordância, que haverá volume de chuva na média ou acima da média histórica no extremo oeste da Região Norte. Também indicam grande probabilidade de volumes abaixo da média no Nordeste.
Leia também: Estudo aponta relação entre variáveis climáticas e internações por esquizofrenia
Já no Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% da capacidade de armazenamento do Sistema Interligado Nacional (SIN), há imprevisibilidade sobre as chuvas ao longo do verão nessas regiões.
Diante do comportamento das últimas semanas e da previsão para o início de janeiro, técnicos apontam para a perspectiva de semanas mais favoráveis seguidas de períodos menos favoráveis. Com isso, eles antecipam que o volume de água não será suficiente para alcançar a média história em algumas das principais bacias do subsistema.
A previsão para as temperaturas, por sua vez, é que se mantenham entre a normalidade e acima da média em quase todo País, com exceção da região Norte.
Para os próximos dias, uma massa de ar seco e quente entre o Paraná e o Sudeste deve impulsionar as temperaturas nessas localidades, com os termômetros se aproximando dos 40 graus no Rio de Janeiro. As chuvas estarão restritas ao Rio Grande do Sul, Bacia do Madeira e Norte do País.
Já na semana que vem, a previsão é de maior umidade no litoral do Sudeste, favorecendo chuvas em algumas bacias do Sudeste/Centro-Oeste.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
