Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Lucas Pinheiro Braathen ganha medalha de ouro nas Olimpíadas de Inverno

Divulgação/Instagran/@jogosolimpicos

Em entrevista à TV Globlo, Lucas Pinheiro disse que a sensação dessa vitória é totalmente inexplicável. - Divulgação/Instagran/@jogosolimpicos
Em entrevista à TV Globlo, Lucas Pinheiro disse que a sensação dessa vitória é totalmente inexplicável.
Por Alessandra Taraborelli

14/02/2026 | 10h48 ● Atualizado | 11h07

São Paulo, 14/02/2025 - Lucas Pinheiro Braathen fez um feito inédito para o Brasil, ele conquistou a medalha de ouro no slalom gigante. Pela primeira vez na história, o hino nacional ecou em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno.

Em entrevista à TV Globlo, Lucas Pinheiro disse que a sensação dessa vitória é totalmente inexplicável.

Não sei como colocar palavras. Só queria compartilhar que, provavelmente, todo mundo que está assistindo no Brasil possa se inspirar."

Segundo ele, essa vitória, pode ser uma inspiração para as crianças no Brasil, inspiração de que nada é impossível. "O que importa é o que existe aqui dentro", falou emocionado com a mão sobre o coração. "Eu sou um esquiador brasileiro que virou um campeão olímpico", completou.

Leia também: Presidente do Comitê Olímpico prevê 2026 de sucesso para o esporte brasileiro

Tempo de prova

O brasileiro somou 2min25s00 nas duas descidas e garantiu o lugar mais alto do pódio - a primeira medalha do País, e também da América Latina, na história da competição de inverno.

Lucas já havia dado o sinal na primeira apresentação. Desceu agressivo, preciso, e cravou 1min13s92, o melhor tempo da bateria, quase um segundo à frente do suíço Marco Odermatt (1min14s87). A vantagem construída na parte inicial foi determinante para a definição do pódio, que considera a soma dos tempos das duas descidas.

Na segunda, administrou com maturidade. Fez o suficiente para confirmar a liderança e transformar expectativa em conquista histórica. Odermatt ficou com a medalha de prata, enquanto o também suíço Loic Meillard completou o pódio com o bronze.

Até então, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno pertencia a Isabel Clark, nona colocada no snowboard cross em Turim-2006. Vinte anos depois, o Brasil deixa de ser figurante para entrar definitivamente na lista de medalhistas.

Nas montanhas geladas da Itália, a bandeira verde e amarela subiu pela primeira vez. E subiu no topo. 

O Brasil está em todos os cantos do mundo. Agora, nas montanhas também. Estamos trazendo muito amor e muita alegria. A presença da torcida é uma coisa que a gente gosta de sentir, e eu tenho essa energia no dia mais importante da minha vida."

Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias