Lula chega a NY e deve cruzar com Trump pela primeira vez desde o tarifaço

Ricardo Stuckert / PR

Presidente chegou ontem a NY, onde vai discursar amanhã na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) - Ricardo Stuckert / PR
Presidente chegou ontem a NY, onde vai discursar amanhã na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU)

Por Aline Bronzati, correspondente da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/09/2025, às 09h02

Nova York, 21/09/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou por volta de 18h00 deste domingo (horário local), em Nova York, nos Estados Unidos, ondevai discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Ele pode cruzar com o presidente dos EUA, Donald Trump, pela primeira vez desde a crise desencadeada pelo tarifaço.

Lula não tem agenda prevista para hoje. Ele deve se hospedar na residência do representante permanente do Brasil na ONU, Sérgio Danese.

A agenda mais importante do brasileiro em Nova York é o discurso na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira, dia 23. Lula deve ser o primeiro a discursar, uma tradição conhecida como uma “prática estabelecida” na organização, e vem desde 1955. Na sequência, quem fala é o presidente Trump.

Leia também: Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem formalmente o Estado Palestino

Será a primeira vez que os dois podem se cruzar no mesmo ambiente desde o tarifaço. Por ora, não há previsão de uma bilateral entre Lula e Trump, conforme fontes ouvidas pela Broadcast. Aliás, foi cogitada uma estratégia para evitar um encontro, ainda que de raspão, nos corredores da ONU. Uma fonte diz que ambos podem ou não se esbarrar.

Juntamente com Lula, estão Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e da Segurança Pública; Camilo Santana, Ministro da Educação; Márcia Lopes, Ministra das Mulheres; Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas; Elmano de Freitas, Governador do Ceará; e o Embaixador Celso Amorim, Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República. A ministra do meio Ambiente, Marina Silva, e o Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, já estão em Nova York.

Leia também: Brasil aciona Organização Mundial do Comércio contra tarifas dos EUA

Lula recebeu pedido para cerca de 30 reuniões bilaterais. Por ora, nenhuma foi confirmada.

Conforme mostrou a Broadcast, o governo brasileiro tem interesse em uma reunião bilateral do presidente Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York. Na última oportunidade, durante as reuniões do G7, no Canadá, ambos não se encontraram por questão de agenda. O pedido da reunião bilateral foi apresentado por parte do governo ucraniano.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias