Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Lula critica fake news e diz que 2026 será o 'ano da verdade'

Ricardo Stuckert/PR

"Vamos estabelecer regras de debate onde a verdade vai prevalecer", disse Lula - Ricardo Stuckert/PR
"Vamos estabelecer regras de debate onde a verdade vai prevalecer", disse Lula
Por Broadcast

15/02/2026 | 14h36

São Paulo e Rio, 15/02/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, 15,  que é preciso "transformar 2026 no ano da verdade". A fala foi feita durante cerimônia de inauguração do novo Centro de Emergência 24h para crianças e adultos do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O presidente criticou a disseminação de notícias falsas nas redes sociais, bem como o uso excessivo de celulares. "Mentira leva à violência", afirmou citando casos de violência contra a mulher.

Leia também: Após Salvador e Recife, Lula vai ao Rio assistir a homenagem de escola de samba

"Esse ano vamos estabelecer regras de debate político onde a verdade vai prevalecer", disse o presidente.

No início do evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, relembrou que completa seu 14º ano como prefeito da cidade e brincou com Lula.

Se Deus quiser, em breve, o senhor vai viver essa experiência, eu te conto depois como é. Claro que o prefeito do Rio de Janeiro é muito mais importante que o presidente da República."

No discurso, Lula respondeu à brincadeira dizendo que Paes acertou em quase tudo o que disse, mas que "o Rio de Janeiro não é mais importante que o Brasil".

Moeda de troca

O presidente afirmou ainda que o "antes e depois vai desmascarar quem fala bobagem", referindo-se aos registros de sucateamento do hospital Cardoso Fontes antes da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, firmada em dezembro de 2024, que ampliou recursos destinados ao hospital.

Com a ampliação do investimento federal, foram repassados R$ 150 milhões para o município, além de R$ 610 milhões anuais do Teto MAC, para custeio de serviços de saúde de média e alta complexidade. Segundo Lula, os hospitais federais da região sempre foram usados com “peça de troca” em campanhas eleitorais. 

(Por Talita Nascimento e Gabriela da Cunha)

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias