Lula diz que exploração de petróleo no Amazonas terá respeito ao meio ambiente

Pedro Guerreiro / AG Pará

Governo quer explorar petróleo da Foz do Amazonas, que fica no litoral do Amapá, na Margem Equatorial - Pedro Guerreiro / AG Pará
Governo quer explorar petróleo da Foz do Amazonas, que fica no litoral do Amapá, na Margem Equatorial

Por Gabriel de Sousa e Elizabeth Lopes, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 09/09/2025, às 09h09
Brasília e São Paulo, 09/09/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, veiculada na manhã desta terça-feira, 9, que quer explorar petróleo da Foz do Amazonas, que fica no litoral do Amapá, na Margem Equatorial, e é considerada a nova fronteira para a exploração de petróleo no País, mas que isso deve ser feito com cuidado e respeito ao meio ambiente.
Segundo o presidente, a Petrobras tem experiência em águas profundas sem ter incidentes e a exploração do combustível fóssil é importante para o Brasil e para a Região Amazônica.
Leia também: Marina elogia vetos ao licenciamento ambiental e vê 'extorsão' de hotéis em Belém
“Nós queremos preservar a Amazônia não como uma coisa intocável, mas que ela seja explorada, seja por mar e por terra, da forma mais responsável possível porque nós sabemos o que é cuidado com a Amazônia. Nós vamos explorar o petróleo, mas o que estamos fazendo é cumprindo etapas”, declarou o presidente, citando que o Ibama e a Petrobras já fizeram a Avaliação Pré-operacional (APO), que é um teste para verificar a eficácia dos planos de emergência e proteção à fauna, e que o meio ambiente será preservado.
O presidente também defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelas obras da pavimentação da BR-319 ainda não terem sido iniciadas. Lula prometeu que a rodovia será feita, mas que é necessário deixar a floresta intocável e ter responsabilidade.
“Às vezes as pessoas jogam a culpa para cima da Marina, e eu falo para eles que a Marina ficou 15 anos fora do governo, portanto, se não foi feito, não culpe a Marina. O que a Marina faz, e é importante que ela seja assim, é que a Marina nunca diz que é proibido fazer, ela quer discutir como fazer as coisas. Se fizer bem feito, é melhor para todo mundo”, declarou Lula.
A entrevista para a Rede Amazônica foi feita na tarde desta segunda-feira, 8, mas veiculada apenas na madrugada desta terça. Nesta manhã, Lula desembarca em Manaus para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). O evento deve começar às 11h30, no horário de Brasília. Na entrevista Lula disse que a estrutura é importante para o combate ao narcotráfico.
Já às 15h45 (horário de Brasília), o presidente vai embarcar em uma balsa, no píer da Estação Naval do Rio Negro, para acompanhar o lançamento de um cabo de fibra óptica de integração, que faz parte das infovias do programa Norte Conectado.
Lula disse ainda que voltará ao Amazonas em outubro para participar de cerimônia envolvendo o programa Minha Casa, Minha Vida.

Tarifaço

Segundo o presidente, nenhum produtor da Região Norte do país será prejudicado pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelos Estados Unidos.
“Nenhum pequeno produtor de açaí, de mel, de castanha, será prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam prejudicados por isso. Nós já criamos um fundo para ajudar a financiar quem possivelmente tem o problema”, disse.
Na entrevista, Lula falou também que o governo federal está combatendo o crime organizado que “chegou à Faria Lima”.
“O crime organizado, hoje, está em tudo quanto é lugar. Está no futebol, na justiça, na política, está em todas as instituições. Fizemos uma operação, que foi a maior da história do Brasil feita contra o narcotráfico, e nós fomos chegar aonde? Na Faria Lima, nós fomos chegar nas fintechs, nessas empresas de jogos”, disse Lula.
Perguntado sobre a situação da rede hoteleira em Belém, que está sendo criticada por delegações convidadas para participar da COP30, Lula afirmou que o governo está investindo em habitação e que a cúpula será feita para mostrar a Amazônia para autoridades estrangeiras.
Lula também disse que pretende, nas próximas semanas, visitar o Território Indígena Yanomami, em Roraima. Segundo ele, os indígenas da região precisam “viver com dignidade” e serem tratados com respeito por parte do Executivo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias