The Cure, Caetano e Betânia e mais: veja os vencedores do Grammy 2026
Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
02/02/2026 | 08h24
São Paulo, 02/02/2026 - Demorou quase meio século, mas a banda britânica de rock alternativo The Cure finalmente saiu vencedora da cerimônia do Grammy.
Na noite deste domingo, 1º, o grupo liderado por Robert Smith ganhou os prêmios de Melhor Álbum de Música Alternativa e Melhor Performance de Música Alternativa por seu álbum Songs of a Lost World.
Leia também: Lollapalooza terá Chappell Roan, Sabrina Carpenter, Lorde Tyler, entre outros
Fundada em 1976, na cidade de Crawley, na Inglaterra, o grupo musical se estabeleceu como uma das bandas mais importantes do cenário alternativo do rock ao longo das últimas décadas.
Eles já haviam sido indicados duas vezes ao Grammy, em 1993 e em 2001, mas jamais haviam ganhado. Com a vitória, a banda de rock superou nomes como Bon Iver, Turnstile, Wet Leg, Tyler, The Creator e Hayley Williams.
Simon, Jason, Roger, Reeves e eu gostaríamos de agradecer ao Grammy por este prêmio maravilhoso”, escreveu o cantor Robert Smith em um comunicado lido no palco. “Estamos muito honrados em recebê-lo. Também gostaríamos de agradecer a todos que ajudaram na criação do nosso álbum Songs of a Lost World.”
A vitória ocorre pouco tempo depois da morte de Perry Bamonte, guitarrista e tecladista da banda. Aos 65 anos, o artista morreu no dia 26 de dezembro de 2025, vítima de uma “rápida doença” que o acometeu no feriado de Natal.
Caetano e Bethânia
Com o disco CAE ⟷ BTH – Caetano e Bethânia ao vivo, gravado durante a turnê Caetano & Bethânia, de 2024, os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o prêmio de Melhor Álbum de Música Global no Grammy 2026. É a primeira vitória da cantora brasileira na premiação e a terceira de seu irmão, que venceu em 2000 pelo álbum Livro e, em 2001, pelo álbum João Voz e Violão.
Os irmãos não foram aos EUA participar da cerimônia, mas celebraram a vitória em suas redes sociais. Em vídeo publicado no Instagram do cantor, é possível ver a dupla conversando sobre a conquista.
Eu soube agora, estava com o Benjamin vendo desenho”, contou Caetano, deitado em sua cama. “Ah, já teve, foi? Eu nem sabia que horas era [o evento]…”, riu mais uma vez a cantora. “É, nem eu”, respondeu Caetano. “Parabéns para nós!”, finalizou a irmã.
Críticas à Trump
Já o rapper Bad Bunny fez história na madrugada desta segunda-feira, 2, ao vencer o Grammy de Álbum do Ano pelo disco DeBÍ TiRAR MáS FOToS. É a primeira vez que um disco totalmente em espanhol vence a principal categoria do prêmio. O cantor fez grande parte do discurso em sua língua materna. O músico superou nomes como Kendrick Lamar, Lady Gaga, Justin Bieber e Sabrina Carpenter.
Tanto Bad Bunny quanto a cantora Billie Eilish, que surpreendeu ao vencer o Grammy de Música do Ano na madrugada desta segunda-feira, 2, por sua canção Wildflower, fizeram discursos contra a Agência de Imigração e Alfândega (ICE). A agência é responsável pela deportação de imigrantes dos EUA e adotou métodos muito mais agressivos depois que Donald Trump assumiu pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos.
As táticas mais violentas levaram à morte de dois norte-americanos na cidade de de Minneapolis, no Estado de Minnesota: Renee Nicole Good, poeta e mãe de três filhos, de 37 anos; e o enfermeiro Alex Pretti, também de 37 anos — ambos foram mortos por agentes do ICE.
Confira todos os vencedores do 68º Grammy Awards
Álbum do Ano
"DeBÍ TiRAR MáS FOTos" — Bad Bunny
Melhor Álbum de Música Global
"Caetano e Bethânia Ao Vivo" — Caetano Veloso e Maria Bethânia
Canção do Ano
"Wildflower" — Billie Eilish
Gravação do Ano
"Luther" — Kendrick Lamar, SZA
Artista revelação
Vencedor: Olivia Dean
Melhor Performance Solo de Pop
"Messy" — Lola Young
Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo
"Defying Gravity" — Ariana Grande, Cynthia Erivo
Melhor Álbum Vocal de Pop
"Mayhem" — Lady Gaga
Melhor Gravação de Pop Dance
"Abracadabra" — Lady Gaga
Melhor Performance de Metal
"Birds" — Turnstille
Melhor Canção de Rock
"As Alive As You Need Me To Be" — Nine Inch Nails
Melhor Álbum de Rock
"Never Enough" — Turnstille
Melhor Canção de R&B
"Folded" — Kehlani
Melhor Álbum de R&B
"Mutt" — Leon Thomas
Melhor Canção de Rap
"TV Off" — Kendrick Lamar e Lefty Gunplay
Melhor Álbum de Rap
"GNX" — Kendrick Lamar
Melhor Álbum de Country Contemporâneo
"Beautifully Broken" — Jelly Roll
Melhor Álbum de Country Tradicional
"Ain't In It For My Health" — Zach Top
Melhor Álbum de Pop Latino
"Cancionera" — Natalia Lafourcade
Melhor Álbum de Música Urbana
"DeBÍ TiRAR MáS FOTos" — Bad Bunny
Melhor Gravação de Dance Pop
"Abracadabra" — Lady Gaga
Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual
"Music By John Williams" — John Williams
Melhor Canção Escrita para Mídia Visual
"Golden" — "Guerreiras do K-pop"
Melhor Videoclipe
"Anxiety" — Doechii
Melhor Compilação de Trilha Sonora para Mídia Visual
"Pecadores" — Vários Artistas
Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual
"Pecadores" — Ludwig Göransson
Melhor Álbum de Dance/Eletrônico
"Eusexua" — FKA twigs
Melhor Gravação Remixada
"Abracadabra" — Gesaffelstein e Lady Gaga
Melhor Performance Country Solo
"Bad As I Used To Be" — "F1"
Melhor Performance de Rap Melódico
"Luther" — Kendrick Lamar com SZA
(Por Daniel Vila Nova)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
