Lula quer tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência do Brasil

Ricardo Stuckert/PR

Lula assina decreto para criação da nova data comemorativa da independência do Brasil - Ricardo Stuckert/PR
Lula assina decreto para criação da nova data comemorativa da independência do Brasil

Por Gabriel de Sousa, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 02/07/2025, às 08h24
Brasília, 02/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta terça-feira, 1º, um projeto de lei que busca transformar o dia 2 de julho no Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Na data, ocorre a Festa da Independência da Bahia. Segundo Lula, que viaja a Salvador para as festividades, a medida vai fazer com que os brasileiros reconheçam a importância do povo baiano para a soberania do Brasil ante Portugal.
"Pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente. Isso não é conhecido da história porque não está nos livros didáticos brasileiros", disse Lula nas redes sociais.
Feriado estadual na Bahia, o dia 2 de julho remonta a expulsão das tropas portuguesas da cidade de Salvador, que estava cercada por tropas brasileiras. Símbolo de patriotismo para os baianos, a data representa a vitória da campanha bélica da Independência do Brasil.
Participaram da assinatura do documento o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; Senador Jaques Wagner; e o Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Palavras-chave Bahia Independência Lula feriado

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias