Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mais da metade dos brasileiros rejeitam posição de Lula sobre crise na Venezuela, diz Atlas/Intel

Envato

53% dos brasileiros entrevistados, a operação na Venezuela vai contribuir para o restabelecimento da democracia no país - Envato
53% dos brasileiros entrevistados, a operação na Venezuela vai contribuir para o restabelecimento da democracia no país
Por Broadcast

14/01/2026 | 09h23 ● Atualizado | 09h25

São Paulo, 14/01/2026 - Levantamento do instituto AtlasIntel divulgado nesta quarta-feira, 14, mostra que 57% dos brasileiros discordam da posição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da operação dos Estados Unidos que capturou o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, no dia 3 de janeiro. Os que apoiam a postura do Planalto são 42% Outros 2% não sabem ou não responderam.

Leia também: Por que o petróleo da Venezuela está na mira do presidente dos EUA?

A AtlasIntel também perguntou aos entrevistados sobre o esforço de Lula para trazer a liberdade para a Venezuela. Os que avaliaram como “muito alto” são 18%, enquanto 14% consideraram “alto”. Outros 13% disseram que o empenho do petista é “baixo” e 42% classificaram como “muito baixo”.

Os que aprovam a ação autorizada pelo presidente americano, Donald Trump, são 58%. Já os que discordam da ação tomada por Washington são 41%. Não sabe e não respondeu 1% dos entrevistados.

A pesquisa diz que, na opinião de 53% dos brasileiros entrevistados, a operação na Venezuela vai contribuir para o restabelecimento da democracia no país, enquanto 39% afirmam que não. 

Trump e líderes mundiais

O levantamento aponta ainda que 52,4% dos entrevistados brasileiros afirmam que não se incomodam com as declarações de Trump sobre os interesses comerciais dos Estados Unidos na Venezuela como um objetivo primordial da operação militar. Já 41,4% acham que as declarações devem ser condenadas.

De acordo a sondagem, 51,3% dos brasileiros discordam da posição de governos e líderes internacionais que condenaram a intervenção dos EUA por ser uma violação da soberania venezuelana. Para esses entrevistados, a afirmação da soberania da Venezuela passa em primeiro lugar pela derrubada do regime ditatorial que usurpou o poder. Já 41,1% concordam porque qualquer violação da soberania de um país deve ser condenada. Outros 6,3% dizem discordar porque, neste caso, o EUA não violaram a soberania venezuelana. 

Leia também: Trump ameaça com tarifa adicional de 25% país que fizer negócios com Irã

Segundo 55,6% dos brasileiros entrevistados, as acusações de tráfico de drogas contra líderes-chave do regime de Maduro são justificadas, contra 33,6%, que acham inventadas. Conforme a pesquisa, 60,2% dos brasileiros são a favor da prisão de Maduro pelas autoridades dos EUA. Já 37,6% se dizem contra.

Para 87,3% dos brasileiros, a Venezuela é uma ditadura, enquanto 15,2% dizem que é uma democracia. Já 82,7% dos brasileiros dizem que a mais recente eleição presidencial na Venezuela, em que Maduro foi proclamado vitorioso, foi roubada, enquanto que 5,6% dizem que foi livre. Para 75%, a Venezuela estará melhor sem Maduro como presidente, ante 7,7% que dizem que estará melhor.

A AtlasIntel entrevistou 11.285 pessoas que residem na América Latina, sendo 32,4% brasileiros, entre os dias 5 e 11 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto porcentual e o índice de confiabilidade é de 95%.

(Por Gabriel de Sousa). 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias